Nossa visão para um mundo melhor

jul 2, 2021

Por trazer tantos novos começos, julho é o mês mais empolgante no Rotary. Muitos assumem novos papéis de liderança. Os rotarianos transbordam de otimismo, pensando no bem que podemos fazer pela humanidade nos próximos 12 meses.

Enquanto escrevo esta mensagem, lembro-me de uma citação frequentemente atribuída a Helen Keller, uma renomada ativista americana pelos direitos das pessoas com deficiência: “A única coisa pior do que ser cego é poder enxergar e não ter visão”.

Como é profundo que uma mulher cega tenha nos ensinado uma lição tão poderosa sobre a diferença entre enxergar e ver. Na verdade, uma coisa é enxergar o mundo como ele é; outra, totalmente diferente, é imaginá-lo como ele poderia ser. A Fundação Rotária tem tudo a ver com possibilidades visionárias – e como fazê-las acontecer.

Ao iniciarmos este ano no Rotary, pergunto: qual é a sua visão para os próximos 12 meses? Você sabe de alguma comunidade ou região que poderia se beneficiar de um subsídio da Fundação? Provavelmente sim, e, neste momento, muitas pessoas naquela comunidade esperam por nossa ajuda e liderança.

Ainda estamos lidando com os desafios de servir ao mundo durante a crise da Covid-19, mas não podemos permitir que isso ou qualquer outra coisa nos impeçam. Muitas necessidades educacionais e de saúde foram exacerbadas pela pandemia. O mundo precisa de nós.

A partir de 1º de julho, você pode solicitar subsídios da Fundação para projetos na nova área de enfoque do Rotary: o meio ambiente. Julho também traz mudanças, como a reestruturação financeira do Fundo Mundial, que vem sendo posta em prática com o olhar voltado para a sustentabilidade. Estamos apenas começando o ano em que continuaremos nosso primeiro Subsídio de Grande Escala na Zâmbia, buscaremos o local que abrigará nosso próximo Centro Rotary pela Paz e planejaremos e executaremos Subsídios Distritais e Globais que terão impactos positivos nas futuras gerações.

Parafraseando o antigo filósofo chinês Laozi, hoje começamos a jornada de mil milhas dando nosso primeiro passo. Vamos caminhar juntos, olhando para frente, não para o passado. Os rotarianos adoram um bom desafio, então eis aqui um para todos nós: vamos nos desafiar a pensar maior este ano e ampliar nossa visão do que podemos e iremos fazer.

Inclua a Fundação Rotária na sua visão de um mundo melhor e você verá o mundo e você mesmo mudarem.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.