Colunistas

Nós podemos construir um futuro melhor

mai 10, 2022

Como engenheiro, trabalhei toda a minha vida por um sucesso mensurável. Acredito no tipo de sucesso que você pode alcançar e tocar. Sei que isso não é algo que acontece da noite para o dia, mas sim com um passo de cada vez.

Na Fundação Rotária, não nos contentamos com uma ideia vaga de fazer o bem; damos passos mensuráveis, concretos e reais em direção a um objetivo definido. Trata-se de um progresso que podemos ver e compartilhar com familiares e amigos durante cada passo desta jornada.

Um sucesso mensurável é o objetivo dos nossos novos Subsídios de Grande Escala. A Parceria pelo Fim da Malária na Zâmbia – a primeira iniciativa liderada por associados do Rotary a receber este subsídio de US$ 2 milhões – busca reduzir em 90% os casos de malária em 10 distritos altamente afetados dentro de duas províncias zambianas. É uma meta ambiciosa, mas alcançável, baseada em um modelo de agentes de saúde comunitários que tem tido sucesso na redução da doença em outras partes da Zâmbia, executada pelos associados do Rotary e nossos parceiros locais.

Para ajudar a acabar com a malária na Zâmbia, a Fundação Rotária, a World Vision e a Fundação Bill e Melinda Gates estão contribuindo, cada uma, com US$ 2 milhões para a Parceria pelo Fim da Malária na Zâmbia, que já começou a expandir o diagnóstico e tratamento da doença para centenas de comunidades rurais. Em 2021-22, a Parceria pelo Fim da Malária na Zâmbia já treinou, equipou e enviou mais de 1.300 dos 2.500 novos agentes comunitários que ajudarão centros de saúde locais a alcançar mais pessoas vulneráveis a essa doença, como mães e crianças. O programa também está coletando e analisando dados para garantir que os suprimentos médicos cheguem aos locais onde são mais necessários. Este trabalho, juntamente com a estreita colaboração entre os parceiros na iniciativa e Rotary e Rotaract Clubs em toda a Zâmbia, representa os primeiros passos ousados em direção ao nosso objetivo.

O Polio Plus é outro exemplo de um projeto global que foi criado para causar impacto. A redução dos casos de pólio em 99,9% em todo o mundo é resultado das generosas contribuições dos nossos associados, das fortes parcerias por meio da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio e da vasta rede de voluntários que ministram as gotas da vacina a crianças em todo o mundo.

E não vamos parar agora. O Rotary lançou a campanha contra a pólio e não vai desistir até eliminar a doença para sempre. Incentive os líderes do seu distrito a designar saldo de Fundo Distrital de Utilização Controlada para a erradicação da pólio a fim de nos ajudar a terminar o trabalho.

Como engenheiro, sinto orgulho quando vejo meus projetos transformados em grandes estruturas e instalações. No entanto, talvez eu me sinta ainda mais orgulhoso de como no Rotary construímos juntos um mundo melhor – de forma mensurável, passo a passo, projeto a projeto. No Rotary, todos podemos ser engenheiros da esperança, construindo um futuro melhor para a próxima geração.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.