Se você tem mais de 50 anos e gosta de futebol, deve sentir saudades da famosa tabelinha Pelé/Coutinho, responsável por momentos geniais no time do Santos dos anos 1950/60. Que tal lembrar Romário e Bebeto, na Copa do Mundo de 1994, na conquista do tetracampeonato mundial? Foram parcerias inesquecíveis.

No meio empresarial, a parceria ganhou força nos últimos anos sob novo foco. O empresariado investe mais no segmento social, apoia iniciativas humanitárias e vincula a imagem das empresas com o bem-estar do povo.

Milhares de projetos vitoriosos decolaram para o sucesso na esteira das parcerias. No Brasil, a Associação Brasileira da The Rortary Foundation (ABTRF), Fundação Rotária brasileira, funciona como parceira de empresas em ações humanitárias. Como o exemplo começa em casa, vários empresários rotarianos entraram em campo. Alguns casos:

O governador 2013-14 do distrito 4630, Antonio Carlos Cardoso, já superou, seis meses antes, a meta de ter mais 120 parceiros no projeto Empresa Cidadã, administrado pela ABTRF.

A empresa do rotariano Virgílio Pina, do Rotary Club de Santos-José Bonifácio, foi parceira na construção de postos de saúde, através de projetos de subsídios da Fundação Rotária. O povo agradece. Pina explica a estratégia: “O rotariano identifica a área do projeto, formata-o com o apoio da Fundação e o viabiliza com recursos da empresa”.

Os empresários rotarianos Cláudio Takata e Hiroshi Shimuta – este último governador 2014-15 do distrito 4420 –, da área da construção civil e materiais de construção, comemoram o emparceiramento com a ABTRF. As empresas de suas famílias sempre valorizaram os empregados e a comunidade.

Pesquisas comprovam: quem doa sente-se gratificado como cidadão. Investir em projetos humanitários cria vínculos. Os rotarianos Roberto Barroso e Roberto Barroso Filho – este último governador 2009-10 do distrito 4420 –, empresários da construção civil, inseriram a empresa na parceria, após anos como doadores pessoais.

Sentimos o reflexo nas comunidades, em projetos em setores como educação, saúde, saneamento, meio ambiente e formação profissional. As parcerias tornam melhor a vida de gente de todos os cantos do país e até do exterior.

O desafio de todos nós, rotarianos, é buscar parcerias como alavanca de bons projetos. Apresente a ABTRF aos empresários de sua região. Eles podem contribuir ainda mais com o desenvolvimento local. Nós transformamos vidas. Somos craques nisso, tanto quanto foram Pelé e Coutinho ou Romário e Bebeto. Basta acreditar e correr para o abraço.

* O autor é Fernando Quintella, governador 1994-95 do distrito 4720 e associado ao Rotary Club de Boa Vista-Caçari, RR.