Nigéria volta para a lista de países endêmicos

set 30, 2016

Em agosto deste ano, a Nigéria registrou três casos do vírus selvagem da pólio no estado de Borno. Depois da confirmação da Organização Mundial da Saúde, o país foi colocado novamente na lista de países onde a poliomielite é endêmica, juntando-se ao Paquistão e ao Afeganistão.

Estes são os primeiros casos detectados no país desde julho de 2014 e, embora esta notícia seja desanimadora para todos nós, estamos confiantes de que a Nigéria será capaz de derrotar a doença. O Rotary liberou 500 mil dólares para garantir apoio imediato e traçou um plano emergencial em colaboração com os parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Campanhas de vacinação de grande escala estão sendo realizadas em cinco países da região do Lago Chade para combater o surto.

Apesar dos novos casos, um grande progresso foi feito na Nigéria, no continente africano e em todo o globo no que diz respeito à erradicação da pólio.

Em 2012, a nação era responsável por mais da metade de todos os casos da doença no mundo. No entanto, graças a boas campanhas de vacinação, atividades de vigilância e compromisso político, o país conseguiu mudar a sua realidade. Na verdade, os novos casos foram detectados graças a iniciativas constantes de vigilância, especialmente em áreas menos seguras.

Temos estratégias que foram usadas com sucesso para conter surtos de forma rápida, mesmo em regiões instáveis ou áreas vulneráveis por causa de conflitos, como Sudão do Sul e Síria. Com certeza, elas também se mostrarão eficientes na Nigéria.

O Rotary está comprometido com a erradicação da poliomielite, e continuaremos apoiando nossos associados, sobretudo os nigerianos que tanto trabalharam para acabar com a doença no país. Com a sua ajuda, poderemos garantir que o vírus seja derrotado de uma vez por todas.

* Michael McGovern, presidente da Comissão Internacional Polio Plus