Nas quadras, campos e estradas

fev 19, 2019

Esporte é fator de mobilização e companheirismo entre os clubes brasileiros

Praticar esporte aumenta a expectativa de vida, desenvolve a autoestima e o senso comunitário. Não é à toa que muitas ações e projetos do Rotary passam pela prática esportista, principalmente das modalidades em equipe. Aproveitando o Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro, trouxemos algumas iniciativas dos clubes brasileiros que foram realizadas em quadras, campos e até estradas pelo país afora. Curiosidade: o Dia do Esportista foi criado por determinação do artigo 54 da Lei nº 8.672, popularmente conhecida como Lei Zico, sancionada em junho de 1993.

Esta é Maria Eduarda Leite dos Santos, a Pepa. Aos 13 anos, ela já reúne várias vitórias no jiujitsu. Uma delas lhe rendeu a medalha de ouro na categoria faixa amarela do infantojuvenil 2, obtida no Pan-Americano de Jiu-Jitsu, realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de agosto do ano passado. Neste mês de fevereiro, ela participa do Pan Kids 2019, em Long Beach, Califórnia, EUA. Maria Eduarda é apoiada pelo Rotary Club do Rio de Janeiro- Mercado São Sebastião, RJ (distrito 4570), e pelas empresas Engie Brasil e Epoxyfiber. Graças à essa parceria, a atleta recebe uma ajuda de custo mensal que paga, entre outras coisas, quimonos e taxas de inscrição para os torneios. O clube também apoia há oito anos o projeto Força Jovem Judô, que treina adolescentes, muitos deles em situação de vulnerabilidade social.

O 6º Campeonato Brasileiro de Tênis do Grupo Internacional de Companheirismo de Tênis de Rotarianos (ITRF) foi disputado por 45 jogadores rotarianos e cônjuges nas quadras da Academia Larri Passos Tenis, na cidade de Camboriú, SC. Os participantes foram distribuídos em 10 categorias, por sexo e faixa etária.

O evento, organizado pelo Rotary Club de Balneário Camboriú-Norte (distrito 4651), foi o maior encontro do ITRF na América do Sul dos últimos seis anos. O campeonato contou com a presença de associados de 26 clubes e 13 distritos brasileiros, além de rotarianos da Argentina, Paraguai e Peru, e resultou na doação de 6.000 reais para o Banco de Cadeiras de Rodas mantido pelo clube organizador e 6.000 reais ao Fundo Polio Plus, do Rotary, para erradicação da pólio.

As próximas competições na América do Sul serão o 7º Sul-Americano, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em abril, e o 7º Brasileiro, em Foz do Iguaçu, PR, em novembro.

C_Dia do Esportista

Asegunda edição de um torneio infantil de futebol com a marca End Polio Now, campanha global do Rotary de erradicação da pólio, ocorreu na cidade de Canoas, RS, em 11 de outubro. Formadas por 272 crianças oriundas de comunidades da região, oito equipes das categorias sub-10 e sub-11 entraram em campo no Complexo Esportivo da
Universidade Luterana do Brasil. A competição foi organizada pelo Rotary Club de Canoas-Industrial (distrito 4670) e permitiu a arrecadação de fundos para a Fundação Rotária.

Mais de 500 pessoas estiveram envolvidas com o torneio, entre técnicos dos times, equipe de saúde, responsáveis pela alimentação e hidratação dos atletas mirins, além de pais e voluntários do Canoas-Industrial e de clubes parceiros. Ao final, foram vencedores o Pinheiros de Taquari, da sub-10, e a Escola Rubra, do Sport Club Internacional, da sub-11.

Mais de 40 motociclistas rotarianos e quase o mesmo número de garupas se dirigiram à cidade de Taiobeiras, MG, para o 2º Encontro de Primavera do IFMR-SA (Grupo de Companheirismo dos Motociclistas Rotarianos, seção da América do Sul), iniciado em 1º de novembro. Para a maioria foi a primeira vez na região, que faz divisa com o Estado da Bahia. Os participantes da jornada representaram mais de 15 distritos brasileiros e clubes da Argentina, Uruguai e França. Tendo como lema Servir Se Divertindo, eles permaneceram quatro dias na cidade com o Rotary Club de Taiobeiras (distrito 4520) como anfitrião.

Durante a estadia, ocorreu uma assembleia geral do grupo – itens do estatuto e do regimento interno da Associação dos Motociclistas Rotarianos foram discutidos e votados. Também em Taiobeiras, os participantes prestaram homenagens ao presidente da seção da América do Sul, Celso Junqueira, e ao ex-presidente mundial Adilson Bonatto. Ao final, além da celebração da amizade, o encontro permitiu a doação de 360 quilos de alimentos e de uma quantia para auxiliar na construção da sede do Rotary Club local, que abrigará projetos da comunidade.