O Rotary está na vanguarda das mudanças no mundo da filantropia. O programa Polio Plus e o novo modelo de subsídios da Fundação Rotária são, naturalmente, dois excelentes exemplos de como o Rotary está implementando melhores práticas e buscando sempre maior eficiência com resultados sustentáveis em suas ações. O Rotary International tem sido um líder não só no seu trabalho com a poliomielite, mas mostrando a mudança que pode acontecer no planeta por meio dos esforços de uma organização.

Os primeiros projetos com a Mercy Ships, o fortalecimento do relacionamento com a Aga Khan University, com o Instituto de Educação para as Águas da Unesco e as universidades parceiras nos Centros Rotary pela Paz ampliam nosso campo de trabalho em nossa missão de Servir.

A Fundação Rotária recebeu pontuação elevada de agências reguladoras independentes, como American Institute of Philantropy, Charity Navigator (nível máximo de quatro estrelas) e Wise Giving Alliance (acreditação plena). A Fundação direcionou 89% de seus recursos para programas, excedendo com larga margem o referencial de 65% utilizado por órgãos independentes que determinam o nível de eficiência de organizações assistenciais.

Na captação de recursos, o Rotary está fazendo um trabalho de ponta, mobilizando a participação ativa de todos. As recentes mudanças nas leis da Índia, incentivando a responsabilidade social corporativa, possibilitaram que cerca de 7.000 empresas doem 2% de seus lucros para a filantropia. Reconhecendo esta nova oportunidade, o Rotary vai trabalhar na solicitação das contribuições dessas empresas. Esta mudança na Índia – o quarto país que mais contribui com a Fundação Rotária – traz uma grande promessa para os nossos esforços de angariação de fundos.

Outro aspecto importante é que a plataforma de doações online do Rotary é um verdadeiro reflexo do nosso compromisso com a inovação. Ao contrário de qualquer outra organização, no Rotary as pessoas são capazes de contribuir online em 14 moedas diferentes, preservando os benefícios fiscais locais, na maioria dos casos. Está atualmente em curso um trabalho para adicionar moedas como o won sul-coreano e a rúpia indiana. Captação de recursos é mais do que apenas levantar o dinheiro, arrecadar: é sua aplicação para o bem, melhorando a qualidade de vida do ser humano.

O lançamento mundial do nosso novo modelo de subsídios, em 1º de julho do ano passado, ampliou nossa capacidade de ajudar mais pessoas de forma sustentável. Um destaque importante é o tempo de processamento de um Subsídio Distrital atual, que é de 37 dias até a liberação dos recursos – a média do piloto foi de 47 dias. O objetivo é reduzir esse prazo para 10 dias úteis.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.