O verde é a nossa cor neste ano rotário 2011-12. Mas por quê? Porque o verde é a cor da primavera, de uma nova vida, das folhas brilhantes que brotam dos galhos. Porque eu não tenho dúvidas de que este é o tempo de deixarmos o Rotary mais “verde” – substituindo nossa palidez cinzenta pelas brilhantes matizes do verde.

De maneira geral, apenas 11% dos nossos associados têm menos de 40 anos de idade, enquanto 68% estão acima dos 50 anos – e 39%, acima dos 60. Não é difícil imaginar o que nos espera nos próximos dez, 20 ou 30 anos se não fizermos algo agora. E não é fácil recrutar novos membros. Precisamos de associados mais jovens, que darão novo fôlego e um vigor renovado ao Rotary.

Mas como podemos atrair esses jovens de hoje, que são tão diferentes, em tantos aspectos, dos jovens profissionais de uma ou duas gerações atrás? Antes de tudo, precisamos ir aonde eles estão – e para muitos dos jovens de hoje, este lugar é a internet, o Facebook e o Twitter, porque eles estão no e-mail ou nos smartphones. Por isso, nos dias de hoje os Rotary Clubs que não têm presença na internet são inconcebíveis. O site de um clube é a sua face pública – e é fundamental que ela seja boa.

Acredito, acima de tudo, que precisamos resgatar o conceito de família do Rotary. Precisamos olhar cada clube como uma família, formada pelos rotarianos, seus familiares, rotaractianos, interactianos, intercambistas, ex-bolsistas da Fundação Rotária e outros. Há que se considerar que a retenção é um conceito que não se aplica unicamente aos rotarianos, mas a toda essa família rotária.

Com frequência, ficamos à procura de novos associados, mas não enxergamos a nova geração que está perto de nós, esperando para ser chamada. Temos de encontrar novos associados, capazes e entusiasmados, que serão nossos presidentes de clube, governadores e líderes do futuro.

Devemos isto à nossa família do Rotary – seja a passada, a atual ou a futura – para garantirmos que esta nossa geração de rotarianos não será a última. Temos, num sentido muito real, que abraçar toda a nossa família do Rotary para que possamos envolver melhor toda a humanidade.

* O autor é Kalyan Banerjee, presidente 2011-12 do Rotary International.