Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

‘Meu intercâmbio me mudou muito’: confira a segunda parte do relato de Leonardo Cardoso

ago 7, 2013

201308161542481O paranaense Leonardo Cardoso da Cruz foi um dos quatro estudantes selecionados pelo projeto Jovem Destaque do distrito 4730 para participar do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International no período 2012-13. Ele ficou um ano na Bélgica e foi um dos entrevistados para a matéria de capa da edição de agosto de 2013 daBrasil Rotário. Nessa segunda parte do seu relato, ele comenta a importância do intercâmbio em sua vida. Para ler a primeira parte do relato do jovem, que publicaremos na íntegra no site, clique aqui.

Confira abaixo a segunda parte do relato de Leonardo Cardoso:

Eu creio que o intercâmbio do Rotary com certeza tem um grande diferencial. Não sei como explicar, mas as mudanças de família, os amigos que você faz, questões de aprendizado, muitas coisas são diferentes dos outros programas. Não que os outros programas não tenham isso, mas o intercâmbio do Rotary tem algo que é diferente. Quando você coloca seu blazer ou seu pin do Rotary, você se sente especial. É como se você fizesse parte de uma grande família. E quando você vê alguém com pin do Rotary ou com o blazer, você sabe que pode ter confiança nessa pessoa. Não sei, mas é totalmente diferente dos outros programas.

Eu recomendo com toda certeza fazer um intercâmbio, é a melhor coisa que existe no mundo. Conhecer novas pessoas, aprender novas culturas, falar uma outra língua, ter uma nova abertura de mente, ver o mundo diferente. O intercâmbio é uma coisa inexplicável, somente quem o vive sabe o que é. Dizer adeus à sua família é difícil, mas se apegar a outras pessoas a ponto de não querer deixá-las mais é surpreendente. É como todos dizem: não é mais um ano em uma vida, é uma vida em um ano.

A importância do intercâmbio em minha vida é gigantesca. Meu intercâmbio me mudou muito, eu mesmo não me reconheço mais. Sair do meu casulo foi a coisa mais importante pra mim. Antes eu não sabia me relacionar com os outros, tinha medo de tudo, não tinha uma vida normal como os outros jovens. Hoje eu posso dizer que cresci muito, não só psicologicamente, mas também fisicamente. Minha mente cresceu, tudo está mudado. Creio que a criança que saiu do Brasil se tornou um grande homem hoje. Essa é a importância do meu intercâmbio, a transformação que ele fez em mim.

Tags: Rotary, Rotary International, Brasil Rotário, Agosto 2013, Intercâmbio de Jovens do Rotary, Capa, intercambista, Leonardo Cardoso da Cruz, Bélgica, Jovem Destaque

ARTIGOS

Share This