Meu chamado à ação

jun 30, 2023

Foto: Monika Lozinska

Mesmo quando enfrentamos novos e sérios desafios, o Rotary cuida de seus associados e daqueles a quem servimos, trabalha para construir uma paz duradoura e incorpora o pertencimento e a inclusão em tudo o que fazemos. É por isso que peço a cada um no Rotary que Crie Esperança no Mundo.

Este ano, estamos priorizando projetos para apoiar a saúde mental. Esse esforço é profundamente pessoal para mim. Eu sei como é ver alguém sofrer em silêncio. Também testemunhei o poder das conexões pessoais, o valor de discutir o bem-estar emocional e mental e o impacto salvador que cuidados e tratamentos preventivos têm na vida das pessoas.

Um estudo mostra que realizar atos de bondade é um passo eficaz que qualquer um de nós pode dar para proteger nosso bem-estar. E ao construirmos a paz interior, aumentamos nossa capacidade de trazer paz ao mundo.

Construir a paz é a essência do Rotary. Muitos de nossos projetos de serviço promovem as condições para a paz positiva. Trabalhamos incansavelmente para superar barreiras e formar novas conexões. Este ano, promoveremos intercâmbios internacionais virtuais para os associados fortalecerem essas conexões vitais.

A paz não é um sonho e não é passiva. Ela é o resultado de trabalhar duro, conquistar confiança e ter conversas francas que podem ser difíceis. A paz deve ser travada com persistência – e coragem. Tudo o que fazemos em nossas áreas de enfoque tem o potencial de promover a esperança de que a paz é possível.

O espírito de conexão e propósito deve inspirar todos os associados do Rotary. Quando os dirigentes se dedicam a oferecer uma excelente experiência de clube, retemos mais associados e atraímos mais associados em potencial. Devemos tornar nossos clubes tão acolhedores e envolventes quanto possível.

Nosso objetivo é criar um sentimento de pertencimento, desde nossas reuniões de clube até as atividades humanitárias. Precisamos continuar criando ambientes inclusivos e acolhedores onde todos possam ser autênticos. Todas as pessoas em ação precisam ser capazes de imaginar um lugar para si mesmas no Rotary – cabe a nós garantir que possam fazer isso.

Ao longo deste ano, darei ênfase em continuar nossa jornada de diversidade, equidade e inclusão – garantindo que o Rotary reflita as comunidades a que servimos e continue dando passos significativos para acessar toda a gama de talentos e experiências, de modo que possamos servir melhor a humanidade. Além disso, continuaremos empoderando mulheres e meninas, ajudando-as a liberar o potencial que já trazem dentro de si.

Ao iniciarmos esta jornada juntos, eu me inspiro no poeta escocês Robert Burns que, no século 18, falou sobre o mundo todo se tornar uma única família, promovendo “o sentimento de valor em toda a Terra”. Esse tem sido meu chamado à ação há muito tempo, e agora o compartilho com vocês.

Vamos construir a paz interior e espalhá-la livremente. Vamos criar pertencimento e imaginar o futuro do Rotary novamente. Vamos trabalhar juntos com alegria e criar esperança no mundo.

*O autor é R. Gordon R. McInally, presidente 2023-24 do Rotary International.