Metas audaciosas

jun 30, 2023

Amo o Rotary por muitas razões, talvez principalmente pelo impacto que causamos quando trabalhamos juntos. Realmente não há nenhum outro grupo como nós.

Nos últimos cinco anos, a Fundação Rotária beneficiou 100 milhões de pessoas. Isso é impressionante.

Mas a necessidade é grande. Há inúmeras outras pessoas que poderíamos estar alcançando e apoiando se tivéssemos recursos suficientes. Poderemos beneficiar o dobro nos próximos cinco anos. E seus companheiros rotaractianos e rotarianos estão prontos para ajudar. Eles estão ansiosos por mais subsídios para auxiliar mais pessoas que precisam de nós.

É por isso que, este ano, os curadores da Fundação Rotária estabeleceram uma meta ambiciosa, a mais alta de todos os tempos: arrecadar US$ 500 milhões em doações.

Esse total será dividido em US$ 150 milhões para o Fundo Anual, financiando subsídios, e US$ 50 milhões para a erradicação da pólio, valor que a Fundação Bill e Melinda Gates equiparará com US$ 100 milhões. Para o Fundo de Dotação e nosso futuro, nossa meta são US$ 60 milhões em doações diretas e US$ 80 milhões em promessas de doações, totalizando US$ 140 milhões. Além disso, queremos arrecadar US$ 60 milhões por meio de outras contribuições, como doações em dinheiro para Subsídios Globais e doações ao Fundo de Assistência em Casos de Desastres.

Para que isso aconteça, precisamos de todos vocês – cada rotariano e cada rotaractiano.

Você sabia que mais de 80% dos associados do Rotary não contribuem ao Polio Plus ou que mais de 60% não fazem doações à Fundação Rotária? Considerando que nossa organização tem 1,4 milhão de associados, isso significa que cerca de um milhão de nós não estão contribuindo a cada ano.

Imagine a tremenda diferença que faria se cada um desses um milhão de associados pudesse contribuir com apenas US$ 25 por ano. Isso equivaleria a US$ 25 milhões que não precisaríamos arrecadar de nossos melhores doadores.

Todos nós podemos oferecer algo. É por isso que peço a cada um de vocês que estabeleça uma meta de doar o que puder à Fundação Rotária este ano.

Nunca estabelecemos uma meta tão audaciosa, mas acredito que vocês, que fazem parte do Rotary, sempre atendem ao chamado de um desafio, especialmente quando veem a diferença que poderemos fazer com os fundos arrecadados. Fazemos parte de uma organização audaciosa que sonha alto e transforma sonhos em realidade.

Vamos pensar maior e diferente este ano, para que possamos atingir nossa meta e fazer mais para criar esperança no mundo. Dessa forma, tornaremos o ano rotário que inicia inesquecível não apenas para nós, mas principalmente para aqueles cujas vidas em breve impactaremos.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.