Mês da Água, Saneamento e Higiene

abr 4, 2022

O surto da pandemia testou nossa capacidade de lidar com uma situação inesperada que afetou a espécie humana sem discriminação e revelou nossa inaptidão para alcançar entendimentos que proporcionem segurança em um momento de máxima insegurança para todos.

Ao mesmo tempo, também evidenciou as várias deficiências que existem, desde a forma inadequada como a maioria dos governos e a sociedade como um todo lidaram com a pandemia até as grandes privações que, mesmo no século 21, as populações mais vulneráveis têm, incluindo a falta de água limpa, saneamento e higiene, elementos fundamentais para a vida e para lidar com uma crise de saúde como a que estamos vivendo.

Com isso, a ação do Rotary em uma de suas mais importantes áreas de enfoque, que coincide com a agenda da ONU para 2030, é absolutamente sustentada e, mais do que isso, afirmada no mês de março no calendário do Rotary.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-22 do Rotary International.