Conscientização e planejamento são duas variáveis importantes no processo de entendimento, arrecadação de recursos e utilização dos vários projetos da Fundação Rotária.
Peguemos o caso do distrito 4630. Inspirado nas diferentes ações desenvolvidas pelo Rotary em todo o mundo para atingir a erradicação da poliomielite, este distrito percebeu que poderia realizar algo que também fizesse a diferença para comemorar o Dia Mundial de Combate à Pólio.
A ideia era fortalecer as participações com uma ampla iniciativa de cunho distrital, envolvendo os 72 Rotary Clubs do 4630. A ênfase da campanha seria a conscientização não só dos rotarianos como da comunidade em geral para o quanto estamos próximos da meta de erradicar o vírus da poliomielite do planeta, e, por outro lado, o quão vulneráveis estamos ainda para o risco de reintrodução da doença.
Foi então adotado o lema Pedalando contra a Pólio, com o envolvimento de Rotaract e Interact Clubs, Rotakids e Associações das Senhoras de Rotarianos e Casas da Amizade. Não menos importante seria a participação dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, colaboradores e patrocinadores da comunidade.
Esse arcabouço possibilitou ao companheiro Marco Cavalcante formatar um excelente projeto, no qual o envolvimento de todos os participantes convergia. Assim se garantiria o sucesso da campanha, cujo encerramento foi agendado para 23 de outubro com um passeio ciclístico simultâneo em todas as cidades do distrito que têm Rotary Clubs.
O projeto foi apresentado pelo governador distrital Flávio Zunta no Seminário Distrital da Fundação Rotária. Flávio contou com a colaboração efetiva do presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, Nery Simm, governador 1995-96 do distrito, e recebeu total aprovação dos participantes do seminário.
Havia 60 dias de trabalho pela frente para divulgar a campanha aos rotarianos. Neste prazo seria necessário estimulá-los e esclarecê-los quanto aos objetivos da campanha, divulgando dados atualizados a cada semana sobre a situação da pólio no mundo e sobre os esforços e os apoios que estavam sendo realizados em uma verdadeira corrente para que a erradicação da doença se tornasse realidade. Seria igualmente necessário assinalar a importância da arrecadação de recursos para esta meta.
Chegou o grande dia
Cartazes, banners e camisetas foram confeccionados pela governadoria graças ao patrocínio de empresas. Doações de alimentos ocorreram. Os Rotary Clubs de cada cidade, por sua vez, realizaram as suas próprias divulgações, o que determinou ainda maior amplitude ao evento.
Além de todo o êxito da empreitada, incluindo-se aí as tarefas de divulgação e conscientização, o evento gerou o reconhecimento da transparência dos trabalhos do Rotary. E esta mobilização despertou em todos a confiança e a certeza de que o nosso sonho será uma realidade, e trouxe-nos uma grata satisfação e um resultado financeiro espetacular.
A avaliação do distrito 4630 foi a seguinte: “Dos dias 24 a 28 de outubro de 2011, com a Campanha de Reconhecimento em Dobro para as doações pessoais, nossos companheiros ficaram envolvidos em uma fantástica rede de e-mails, colhendo os frutos de um trabalho sério, motivador e consciente. O marco estabelecido de ocuparmos o primeiro lugar em contribuições entre os distritos brasileiros, com 45.727,15 dólares, é motivo de justo orgulho e extrema felicidade para todos os participantes, rotarianos e esposas, rotaractianos, interactianos, rotakidianos, integrantes das Associações das Senhoras de Rotarianos, apoiadores e patrocinadores”.
Por isso, nesta edição fizemos essa justa homenagem ao distrito 4630. Parabéns, e que esse exemplo seja seguido por todos. É mais uma vitória!
* Os autores são Henrique Vasconcelos e José Carlos Carvalho, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona 22B, e para as Zonas 22A e 23A, respectivamente.