Todos sabem que a Fundação Rotária tem como finalidade patrocinar nossas atividades, que vão desde projetos comunitários a iniciativas globais, promovendo a boa vontade, a paz e a compreensão mundial por meio de iniciativas que ajudam a combater a pobreza e melhorar as condições de saúde e educação das pessoas.

Neste ano rotário 2015-16, estimularemos a execução de projetos humanitários e educacionais inseridos nas nossas seis áreas de enfoque. Precisamos aprender a utilizar melhor os valores do nosso Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC). Os recursos deste fundo são os mais valorosos que existem. Se forem bem aplicados e de maneira rápida, poderemos evitar mortes, doenças e tantas tristezas que vemos por aí. É hora de identificarmos quais são as necessidades das nossas comunidades e ajudarmos a minorar tanto sofrimento, buscando parcerias e agindo.

Também verificamos o medo dos clubes em assumir os compromissos financeiros dos projetos. Mas é preciso ressaltar: recursos não faltam. Por intermédio da Associação Brasileira da The Rotary Foundation, podemos realizar parcerias com empresas, o que torna mais fácil a obtenção dos recursos necessários. Outro atenuante para conseguirmos esses recursos deve-se ao fato de, após a liberação do projeto pela Fundação Rotária, os clubes e distritos terem até seis meses para arrecadar recursos complementares.

No Instituto Rotary do Brasil deste ano, que será realizado em agosto no Rio de Janeiro, o diretor Bira promoverá um encontro para a realização de parcerias. Esta feira de projetos será coordenada pelo companheiro Celso Gonçalves, ex-coordenador regional da Fundação Rotária. No ano passado, tivemos nosso intento frustrado: o primeiro encontro com essa finalidade, realizado em Lima, no Peru, não surtiu o efeito desejado, mas serviu como aprendizagem para encontros futuros.

Nossos coordenadores assistentes estarão acompanhando os distritos. Podemos garantir que todos estão treinados e capacitados para a realização de projetos e para assistirem os distritos em qualquer circunstância.

Também temos dois consultores de Doações Extraordinárias nomeados pela Fundação Rotária: o governador 2004-05 Altimar Augusto Fernandes (Zona Rotária 22B) e o governador 2009-10 Roberto Luiz Barroso Filho (Zonas 22A e 23A), ambos do distrito 4420, e que serão os responsáveis pelas grandes doações, acima de 25 mil dólares. Eles só precisam que os rotarianos indiquem as possíveis chances de doadores – e de imediato irão visitá-los.

Ao realizarmos mais projetos, aumentaremos também o aporte de doações. Com estes recursos, estaremos atendendo comunidades locais e internacionais, Fazendo o Bem no Mundo – e sendo um presente para o mundo.

* Os autores são Paulo Augusto Zanardi e Hugo Dórea, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona Rotária 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com e hugo.dorea@rotary4390.org