Mais do que uma necessidade básica

mar 1, 2024

O foco do Rotary se volta para dois temas este mês. Março é o Mês da Água, Saneamento e Higiene e, entre os dias 11 e 17, celebraremos a Semana Mundial do Rotaract. Tanto os programas de água, saneamento e higiene do Rotary quanto o Rotaract são próximos e queridos para mim.

Água limpa, saneamento básico e higiene adequada são direitos humanos fundamentais, mas cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável.

Nós entramos em ação. Na última década, a Fundação Rotária investiu mais de US$ 180 milhões em cerca de 2.500 projetos de água e saneamento em todo o mundo. O Rotary está presente fazendo a diferença com projetos financiados por Subsídios Globais que só são possíveis graças às suas generosas doações.

Como não podemos fazer tudo sozinhos, firmamos parcerias para fornecer soluções em larga escala. A Parceria Rotary-USAID possibilitou a milhares de pessoas o acesso a serviços de água e saneamento em Uganda, República Dominicana, Filipinas e Gana.

Nossa Fundação também é o conector para outras parcerias no tema da água. Foi esse o caso quando colaborei com líderes do distrito 7020 na criação da Iniciativa Nacional de Água, Saneamento e Higiene do Haiti, conhecida como Hanwash. Os subsídios da Fundação continuam desempenhando um papel fundamental em nossa estratégia de trabalho com organizações não governamentais, municípios e agências do governo em todo o Haiti.

Os esforços do Rotary para suprir água limpa vão além de atender a uma necessidade humana básica. Estamos pavimentando o caminho para que as comunidades sejam mais saudáveis e tenham um futuro promissor, e fazendo isso de maneira sustentável. Ao terem água, elas melhoram seus níveis de educação, saúde e desenvolvimento.

Quando falamos em parcerias, não podemos esquecer nosso aliado mais próximo, que faz parte da Família do Rotary: o Rotaract. O engajamento, a energia e as ideias dos rotaractianos complementam o trabalho dos Rotary Clubs e ampliam nosso impacto coletivo.

No entanto, muitos rotarianos ainda não sabem que, a partir de 2022, os Rotaract Clubs passaram a ter acesso a Subsídios Distritais para custear suas atividades e agora são elegíveis a Subsídios Globais, aumentando as oportunidades de cooperação.

Incentivo todos os Rotary e Rotaract Clubs a expandirem sua colaboração e o engajamento com a Fundação Rotária, seja doando verbas, seja colocando a mão na massa.

Todos sabemos que, no Rotary, grandes oportunidades estão continuamente à nossa espera. Quando você combina projetos de água e saneamento, Rotaract e Fundação Rotária, tudo isso se torna parte da sua vida, como aconteceu comigo – e não apenas neste mês, mas para sempre.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.