Colunistas
Mais do que treinamento profissional
Em uma garagem nos arredores de Salinas, na Califórnia, Estados Unidos, jovens que estão aprendendo a restaurar carros clássicos fazem mais do que desenvolver uma habilidade – eles recuperam seus futuros. Esse programa de treinamento oferece mentoria e, para alguns, um caminho que os afasta do envolvimento com gangues e os leva a um emprego significativo. Os formandos saem com certificações, experiência prática e esperança.
É isso que o Mês dos Serviços Profissionais do Rotary celebra em janeiro – o poder de reunir pessoas com habilidades únicas para fazer o bem no mundo. Isso nos lembra que a integridade não se resume a agir de acordo com nossas palavras. Integridade está em tudo o que fazemos.
O programa automotivo da Califórnia tem sido um sucesso porque foi construído com base na integridade. Os associados do Rotary Club de Carmel-by-the-Sea não presumiram que sabiam do que a comunidade precisava. Eles ouviram e descobriram que havia uma escassez de mecânicos qualificados, além de muitos jovens sem treinamento profissional. Eles reconheceram que as habilidades técnicas por si só não seriam suficientes, então fizeram uma parceria com o Rancho Cielo, uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços de aconselhamento e apoio juntamente com treinamento profissional.
Essa é a Prova Quádrupla em ação. Quatro perguntas simples que não visam julgar o próximo, mas nos orientar para serviços humanitários genuínos e eficazes.
Considere nosso compromisso de acabar com a pólio. Há quase 40 anos, prometemos às crianças do mundo que eliminaríamos essa doença. Apesar dos obstáculos, persistimos e hoje estamos mais perto de derrotar o vírus. Cumprir essa promessa é a própria definição de integridade.
A mesma integridade deve guiar nossos serviços profissionais. Com 1,2 bilhão de jovens em economias emergentes atingindo a idade de ingressar no mercado de trabalho na próxima década e apenas 420 milhões de empregos previstos, enfrentamos uma lacuna crítica. As comunidades há muito tempo excluídas das oportunidades econômicas precisam do nosso apoio.
Mas apoiar não significa impor nossa vontade. Significa ouvir as necessidades locais, criar parcerias e elaborar projetos que as comunidades possam sustentar sozinhas.
Você tem conhecimento que pode transformar vidas. Seja qual for sua profissão, sua experiência, combinada aos valores do Rotary, gera mudanças duradouras. A questão não é se você tem algo a oferecer, mas como usará suas habilidades para servir.
Neste mês de janeiro, incentivo você a perguntar como seu clube pode atender às necessidades profissionais da sua comunidade. Quais habilidades seus associados têm que poderiam mudar a vida de alguém? Como suas redes podem abrir portas para os jovens? Que parcerias podem criar empregos sustentáveis?
Deixe que a integridade guie você. Deixe que a Prova Quádrupla ilumine seu caminho. E deixe que os jovens da Califórnia e de todo o mundo que precisam de habilidades profissionais o lembrem por que os Serviços Profissionais são importantes.
Vamos celebrar o fato de colocarmos nossas habilidades profissionais a serviço da humanidade com a integridade no centro de tudo o que fazemos.
* O autor é Francesco Arezzo, presidente 2025-26 do Rotary International.
** Foto: Monika Lozinska.
