Lições do mestre do chá

mar 2, 2023

Jamais esquecerei a dádiva que foi conhecer o mestre do chá Genshitsu Sen durante minha viagem ao Japão em novembro.

Além de ser o ex-grande mestre da tradição de chás Urasenke, Sen é também um rotariano de grandes realizações. Esses feitos incluem ajudar a fundar o Rotary Club de Kyoto-South, atuar como presidente do Rotary Club de Kyoto e governador do distrito 2650, e ocupar cargos de liderança no Rotary International e na Fundação Rotária.

Foi uma honra passar um tempo com ele, que é um ser humano extraordinário com uma alma cheia de alegria. Sua liderança e engajamento no Rotary continuam fortes.

Durante a mesma semana que passei no Japão, tive a oportunidade de gravar um vídeo para um herói da Marinha de 100 anos de idade, nascido em Park City, nos Estados Unidos, que lutou na Segunda Guerra Mundial e foi duas vezes governador de distrito do Rotary.

Sen e o rotariano de Park City compartilharam histórias semelhantes, embora tenham lutado em lados opostos na guerra. Algo marcante para mim foi o fato de que ambos escolheram o Rotary para dedicarem o resto da vida à busca pela paz. Ocorreu-me que estamos todos neste planeta simplesmente tentando fazer o nosso melhor, e que temos muito mais semelhanças do que diferenças.

Tenho a imensa sorte de poder testemunhar essas histórias e conhecer pessoas tão incríveis.

* A autora é Jennifer Jones, presidente 2022-23 do Rotary International.

image descriptionGenshitsu Sen, ex-grande mestre da tradição de chás Urasenke, realiza uma cerimônia tradicional do chá para a presidente Jennifer durante sua viagem ao Japão, em novembro. A cerimônia do chá, conhecida como chadō, existe há séculos e abrange artes, religião, filosofia e vida social (Foto: Kyoko Nozaki)

image description

Sen, no lado de fora do salão de chá Urasenke, em Kyoto, onde reside. A revista Rotary contou a incrível história dele na edição de agosto de 2022. Você pode ouvir uma versão em áudio da matéria, em inglês, acessando bit.ly/3yCgA6p      (Foto: Minmin Wu)