Leia a edição de outubro de 2023 da Rotary Brasil em formato digital

out 2, 2023

OUTUBRO 2023

O Rotary começou como um sonho na mente de um homem, e hoje é a organização de serviço em primeiro lugar no mundo. Mas para nós é só o começo”, escreveu Paulo Viriato Corrêa da Costa em junho de 1991. Tratava-se de sua mensagem presidencial de despedida de gestão, e o texto a certa altura vaticinava: “O Rotary no século 21 irá alcançar até mesmo nossas mais desmedidas aspirações para o futuro”.

Nome importante na história da nossa organização, Paulo Viriato, que faleceu em 2000, nos legou o programa global Preserve o Planeta Terra. Mais de 30 anos se passaram desde aquela mensagem e a família brasileira do Rotary foi sentindo falta daquela relevância mundial. De vez em quando, nas plenárias dos Institutos Rotary do Brasil, quando perguntas eram abertas ao público, uma delas era recorrente: “Quando voltaremos a ter um brasileiro na presidência do Rotary International?”.

A resposta tão aguardada veio no mês passado, com a confirmação da indicação de Mário César Martins de Camargo como presidente 2025-26 do Rotary International. Diante da notícia, esta edição traz uma longa e esclarecedora entrevista com esse rotariano associado ao Rotary Club de Santo André que já atuou como diretor do Rotary International e curador da Fundação Rotária. Procuramos saber do presidente indicado o que ele pensa sobre os temas mais importantes e atuais da nossa organização, bem como obter uma prévia de suas metas de gestão. “Seremos observados com lupa por todo o mundo, que aguarda com expectativa a presidência de um brasileiro depois de três décadas, uma curiosidade natural”, ele comenta, acrescentando que a ampliação do quadro associativo será a nossa melhor resposta a essa expectativa.

Boa leitura!