Leia a edição de março de 2023 da Rotary Brasil em formato digital

mar 1, 2023

A edição de março de 2023 está disponível no link: https://bit.ly/RotaryBrasil_Marco2023

Desde o início da pandemia da Covid-19, a intenção da Rotary Brasil foi a de levar o nosso conteúdo a todos os rotarianos em um momento tão difícil do país e do mundo, mas também fundamentalmente divulgar o trabalho dos Rotary Clubs brasileiros que se dedicam diariamente a ajudar suas comunidades.

MARÇO 2023

Ao longo das últimas três décadas, a superfície de água no Brasil encolheu 7,5%, totalizando 1,5 milhão de hectares – área equivalente a dez cidades de São Paulo. Neste mês que o Rotary dedica à área de enfoque Água, Saneamento e Higiene, e no qual também celebramos o Dia Mundial da Água, em 22 de março, nossa matéria de capa traz histórias de clubes brasileiros que estão trabalhando para ouvir o apelo dos nossos rios e nascentes com o intuito de ajudar o país a reverter essa tendência preocupante.

Em um dos exemplos abordados na reportagem de Renata Coré, rotarianos de Francisco Beltrão, no Paraná, uniram-se a companheiros da Índia, ao poder público municipal e a diversos atores da comunidade em torno de um projeto ambicioso que já começou a sair do papel: a recuperação de mil nascentes do rio Marrecas. A meta é garantir o acesso a água de boa qualidade e em volume suficiente para a comunidade – que, como em outras partes do Brasil, já começa a sentir os efeitos da redução do rio.

Esta edição traz também um bate-papo com o presidente eleito do Rotary International, Gordon McInally, que respondeu a perguntas de associados ao Rotary. Entre outros assuntos, Gordon fala da importância da continuidade e do papel da juventude, dos seus planos e prioridades para o período 2023-24 e de seu lema presidencial, Crie Esperança no Mundo: “Se as pessoas não tiverem esperança, nunca serão capazes de seguir em frente”.

Veja ainda a escolha do brasileiro Anderson Zerwes como um dos seis agraciados em todo o mundo com o prêmio Pessoas em Ação: Campeões da Inclusão, os esforços do Rotary e da Fundação Rotária para ajudar a Turquia e a Síria após o terrível terremoto que devastou os dois países no começo de fevereiro, além das colunas mensais e matérias sobre projetos inspiradores que estão transformando vidas em nossas comunidades e no exterior.

Boa leitura!