Leia a edição de abril de 2023 da Rotary Brasil em formato digital

abr 4, 2023

01 inst

A edição de abril de 2023 está disponível no link: https://issuu.com/revistarotarybrasil/docs/abril_de_2023

Desde o início da pandemia da Covid-19, a intenção da Rotary Brasil foi a de levar o nosso conteúdo a todos os rotarianos em um momento tão difícil do país e do mundo, mas também fundamentalmente divulgar o trabalho dos Rotary Clubs brasileiros que se dedicam diariamente a ajudar suas comunidades.

ABRIL 2023

“Celebrar o primeiro centenário do rotarismo no Brasil e em países de língua portuguesa com todos vocês tem sido um sonho. Feliz aniversário para todos nós!”, declarou a presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro, Maria Odete Henriques de Sá, na plenária do seminário Próximos 100 Anos. O evento, que integrou as comemorações do aniversário histórico, ocorreu exatamente na data de oficialização do clube pioneiro, 28 de fevereiro.

E o que testemunhamos, corroborado pelas falas dos demais painelistas do seminário, foi, de fato, uma homenagem à trajetória de todos os clubes e distritos brasileiros. O secretário-geral do Rotary International, John Hewko, por exemplo, parabenizou todos os rotarianos brasileiros e os milhares de projetos realizados ao longo da história. Hewko destacou ainda a contribuição decisiva da Família do Rotary no Brasil à luta global pela erradicação da pólio.

A programação incluiu uma cerimônia no alto do Corcovado, junto ao Cristo Redentor. Presente no logotipo do centenário, o monumento eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo transformou-se em um ícone não apenas do Rio de Janeiro, mas do Brasil, sendo, a 710 metros acima da cidade, ele próprio uma testemunha da força do Rotary. Coincidentemente, o Cristo Redentor começou a ser construído em 1922, ano em que o Rotary Club do Rio de Janeiro tinha suas primeiras reuniões, antes ainda de ser oficializado. E o ano da inauguração do monumento, 1931, seria o mesmo em que a nossa organização chegaria ao Norte e Nordeste – com a criação dos Rotary Clubs do Recife, São Luís e Belém. Passávamos a ter, então, 17 clubes e 593 associados. Atualmente, o reitor do Santuário do Corcovado é o padre Omar Raposo, um amigo e conhecedor das causas da nossa organização.

Tudo isso para dizer que esta é uma edição especial, de braços abertos para celebrar os quase 2.400 clubes e 31 distritos brasileiros. Esta é uma homenagem a todos vocês.

Uma ótima leitura!