Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Juntos somos mais fortes contra a pólio

dez 4, 2024

Começo a mensagem deste mês desejando a todos um feliz Natal e um próspero ano novo. Que Deus os abençoe.

No calendário do Rotary International, o destaque de dezembro é a área de enfoque Prevenção e Tratamento de Doenças, na qual a Fundação Rotária desenvolve diversos projetos com bastante visibilidade e que fazem a diferença na vida de muita gente.

Infelizmente, há realidades distintas no mundo, com muitas pessoas sem condições mínimas de acesso à saúde. Por isso, além das iniciativas que efetivamos por meio da Fundação e dos nossos clubes, precisamos atuar junto às nossas comunidades e aos líderes locais para sermos a voz daqueles que necessitam de ajuda, exigindo que a população tenha esse direito atendido.

Queria falar também do Instituto Rotary da zona rotária 23B, realizado em outubro na cidade de Assunção, no Paraguai. O encontro foi um espetáculo. Além de termos que limitar novas inscrições, pois atingimos o público máximo permitido no espaço do Hotel Sheraton de Assunção, o Instituto teve falas de muito conteúdo, com atualizações e informações valiosas.

Contamos com a presença do presidente eleito 2025-26 do Rotary International, Mário César Martins de Camargo, e do presidente 2023-24, Gordon McInally, atual curador da Fundação Rotária, representada por ele no evento.

Assunção me surpreendeu positivamente por sua organização, modernidade e limpeza. Uma cidade que caminha para um futuro próspero. Com um povo simpático e generoso, a capital do Paraguai foi realmente uma excelente escolha para o Instituto. Parabéns ao chairman Daniel Elicerche, um dos maiores líderes da zona 23B, e à sua equipe.

Em 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, participei do evento realizado em Brasília, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde em nosso continente, para celebrar o 30º aniversário de certificação da erradicação do poliovírus selvagem nas Américas. No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989. A certificação de erradicação em todo o continente ocorreu em 1994, alguns anos após o último caso nos países da região, notificado no Peru em 1991. O Rotary International foi a única organização não governamental na mesa principal da reunião de outubro na Opas, o que demonstra o respeito e o reconhecimento dos governos e dos órgãos internacionais de saúde pelo Rotary International e por nossos associados em todo o mundo.

Em 2024, a campanha Juntos Contra a Pólio se tornou internacional com a participação dos distritos da zona 23B. Baseada na bem-sucedida iniciativa Informação Salva Vidas, desenvolvida no Brasil durante a pandemia, nesta segunda edição nossa grande mobilização para erradicar a pólio no planeta disponibilizou novamente um site com diversos materiais gráficos, de áudio e vídeo para serem divulgados em revistas, jornais, TVs, rádios e redes sociais ou aplicados em panfletos, outdoors, busdoors, camisetas, balões, adesivos e cartazes. Usamos nossa capilaridade e liderança para conseguir espaços e divulgar a campanha em cidades e estados dos oito países da América do Sul que integram nossas zonas rotárias 23 e 24. Todos falando a mesma voz e com os mesmos materiais, em português e espanhol.

Graças a cada um dos que participaram desse esforço desde o evento de lançamento, em 30 de setembro, assistido por mais de 5.000 pessoas no Zoom e no YouTube, a campanha Juntos Contra a Pólio foi novamente um sucesso. Prova disso foi a repetição do convênio com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que nos deu a possibilidade de divulgar nossa mobilização nos painéis de LED dos estádios onde foram realizadas dez partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. Um golaço novamente. Obrigado ao rotaractiano Lucas Campos por fazer o link com a CBF.

Meus agradecimentos também aos coordenadores de Imagem Pública das três regiões que compõem nossas zonas rotárias 23 e 24, Carlos Daniel, Silmara Pazini e Juan Carlos Contreras Caceres, e aos três coordenadores da End Polio Now, Almiro Schimidt, Nestor Amarilho e Magno Iluminado Ibañez, além de suas equipes e de cada um que abriu espaço para divulgar essa campanha vitoriosa. Viva Rotary!

Gostaria de agradecer mais uma vez a Revista Rotary Brasil por todo o serviço prestado ao Rotary International e, em especial, aos clubes, distritos e à Família do Rotary em nosso país. Realmente uma marca e um legado construídos pelos pioneiros da nossa organização no Brasil.

* O autor é Henrique Vasconcelos, diretor 2023-25 do Rotary International.

Share This