Juntos somos capazes de superar

ago 11, 2020

Há um abismo de diferença entre um problema e um desafio.

Se uma abelha enfrenta sozinha uma vespa, ela tem um problema. Mas se a abelha luta com a vespa tendo a seu lado um enxame de outras abelhas, então é a vespa que tem um problema.

Isso se aplica à natureza e também aos seres humanos. Portanto, quando a situação que enfrento é maior do que os recursos de que disponho, pode ser considerada um problema. No entanto, se os recursos que tenho são maiores do que a situação com que me deparo, então é apenas um desafio. Às vezes, superestimamos nossos problemas e subestimamos nossa capacidade de vencê-los.

A pandemia de Covid-19 parecia uma situação que poderia sobrecarregar a Fundação Rotária. Porém, conforme os dias foram passando, não permitimos que isso acontecesse. Em 4 de junho, já havíamos financiado 208 Subsídios para Assistência em Casos de Desastres no valor de 5,2 milhões de dólares e 169 novos Subsídios Globais totalizando 13,8 milhões de dólares – tudo isso em apenas três meses. Alavancamos a generosidade individual de rotarianos com fundos da Fundação Rotária e, em muitos casos, com outros fundos corporativos para tornar os projetos maiores e mais impactantes.

Nunca permitimos que a pandemia nos dominasse. De fato, a história mostra que os rotarianos são um tipo peculiar. Somos visionários, um grupo idealista com sonhos de um mundo melhor. Ao mesmo tempo, somos resilientes e capazes de resistir a desafios aos quais outros podem sucumbir.

Não ficamos ociosos durante os períodos de bloqueio impostos pela pandemia. Arrecadamos fundos e realizamos projetos, exatamente como o faríamos se não houvesse o isolamento social. Nós nos lembramos de que é o mesmo que sempre fazemos – alcançar as pessoas em perigo –, exceto pela metodologia pela qual o fizemos.

Nosso processo de preparação e entrega dos projetos mudou, e também a maneira como comunicamos o que fizemos.

A Fundação Rotária tem mais de cem anos e já resistiu a muitas tempestades – algumas moderadas e outras devastadoras para o mundo. Graças à força, sacrifício e compaixão dos rotarianos e ao nível ao qual eles mesmos se expandiram, acredito que a Fundação continuará enfrentando os desafios futuros com esperança e inspiração renovadas.

Nossa Fundação emergirá dessa pandemia muito mais forte e resiliente desde que você continue confiando e acreditando nela.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.