Juntos, nos tornamos invencíveis

mar 1, 2019

Prezados companheiros rotarianos,

Uma das coisas de que mais gosto como presidente do Rotary International são as pessoas que eu acabo conhecendo. Grande parte do meu tempo é dedicada a viajar e visitar Rotary Clubs em todo o mundo. Receber as boas-vindas de rotarianos é algo muito especial, mas, deixe-me confessar, nada é tão caloroso como ser recebido por rotaractianos. Eles são jovens altamente comprometidos com os ideais do Rotary, que estão colocando o coração no servir e, nesse processo, não se esquecem de se divertir.

Um dos destaques de minhas recentes viagens foi minha visita a Gana, onde conheci um distrito que tem cerca de 60 Rotaract Clubs. Eles, porém, não estão satisfeitos com esse número – na verdade, estão empolgados com um plano para dobrá-lo. Certamente, terão sucesso nisso.

Rotaractianos estão vacinando crianças contra a pólio. Estão doando sangue quando o estoque se torna perigosamente baixo. Estão instalando pias em escolas. Em suma, eles se dedicam integralmente a um serviço transformador: implementar projetos que fazem uma real diferença na vida das pessoas.

Em Nakivale, Uganda, um Rotaract Club está fazendo a diferença em sua comunidade – que é um assentamento de refugiados. Esses jovens líderes estão transformando aquilo que outros podem enxergar como desvantagens em oportunidades para o servir, desenvolvendo a comunidade e abrindo novas possibilidades para aqueles que mais necessitam.

Na Turquia, rotaractianos estão visitando crianças em hospitais todas as quartas-feiras para animá-las. Também estão atuando como mentores de novos alunos em sua universidade e ensinando técnicas de liderança.

Rotaractianos estão preparando o caminho para que o Rotary seja mais relevante neste novo século. E a Semana Mundial do Rotaract, que estamos celebrando de 11 a 17 de março, é a oportunidade perfeita para você conhecer os rotaractianos da sua área e conversar com eles sobre como os seus clubes podem trabalhar junto. Se o seu Rotary Club ainda não patrocina um Rotaract Club, saiba que não é preciso estar perto de uma faculdade ou universidade para tal. Rotaract Clubs estabelecidos na comunidade são uma excelente opção. E lembre-se que os rotaractianos fazem parte da Família do Rotary.

Quando os rotaractianos estão prontos para deixar seus Rotaract Clubs, não queremos que eles deixem a Família do Rotary para trás. Peço a todos os rotarianos que os ajudem a fazer a transição para um Rotary Club ou que comecem um novo. Estou feliz em fundar tantos clubes quanto precisarmos para dar a todos um lugar onde se sintam em casa enquanto fazem o mundo um pouco melhor. O ato de servir deve ser divertido, inspirador e estar aberto a todos.

Se há uma coisa na qual o Rotary sempre se destacou é a diversidade. No passado, isso frequentemente signi­ficou diversidade de pro­fissões, nacionalidades e perspectivas. Fizemos grandes avanços no que se refere à diversidade de idade e de gênero e, ao acolhermos mais rotaractianos em nossa organização, nos tornamos mais fortes.

O Rotary é poderoso. Junto com o Rotaract, ele se torna invencível no combate a tantas mazelas deste mundo. Trabalhando lado a lado, temos o potencial para ser a inspiração em todas as partes da sociedade, para cada pessoa que encontrarmos.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.