NOTÍCIAS

Jovem cria perfil no Instagram para divulgar os monumentos do Rotary espalhados pelo mundo

ago 14, 2019

Nicolas em sua cerimônia de posse no Rotary Club de Itapecerica da Serra

Nicolas em sua cerimônia de posse no Rotary

Nicolas Peña, um jovem rotariano da cidade de Itapecerica da Serra, SP, depois de usar com frequência os monumentos (conhecidos na instituição como marcos rotários) de ponto de partida para explicar o que é o Rotary, decidiu inovar como diretor de Imagem Pública de seu clube e criou um perfil no Instagram para compartilhar colaborações de rotarianos do mundo todo com fotos dos marcos.

A página www.instagram.com/marcosrotarios hoje já conta com 3.400 seguidores e 70 registros de monumentos do Rotary em diversas cidades do Brasil e de países como Argentina, Chile e Portugal.

Conversamos com o Nicolas para saber mais sobre a iniciativa. Confira abaixo:

Rotary Brasil – Como começou a sua trajetória no Rotary?

Nicolas Peña – Aos 18 anos fui presidente fundador do Rotaract Itapecerica da Serra, em 2012, na época ainda distrito 4.610, atual 4563. Depois de sete anos servindo ao clube, fui empossado como rotariano no clube padrinho. Rotary Club de Itapecerica da Serra.

RB – Como surgiu a ideia de criar a conta no Instagram sobre os marcos rotários?

NP – Sou publicitário e assumi o cargo de diretor de Imagem Pública no meu clube. Sempre quando alguém me pergunta o que é o Rotary, eu começo falando “sabe aquela roda dentada nas entradas das cidades?”. Uma vez fiquei pensando nisso, construímos marcos rotários para mostrar que existe um Rotary Club ali, mas muitas pessoas passam, até reparam, mas não fazem ideia do motivo. Muitos outros devem ter começado a reparar só quando conheceram a página ou quando se tornam rotarianos.

RB – Como está a colaboração dos rotarianos?

NP – Confesso que a colaboração dos rotarianos me surpreendeu, tenho recebido muitas mensagens, inclusive de rotarianos e clubes de fora do país. Mas a grande maioria das mensagens, e creio que dos seguidores, ainda é composta por membros do Rotaract e Interact.

RB – Qual momento você destacaria do perfil desde a criação? O que aconteceu de mais interessante?

NP – O mais importante foi receber comentários do tipo “seria uma honra ter nosso marco postado em sua página” ou “estamos famosos”. A página não tem muitos seguidores ainda, porém o reconhecimento e a importância que as pessoas dão são de uma relevância considerável. Isso mostra que muitas outras pessoas sentem orgulho e se identificam com os marcos. Acreditam que seria muito bom ter a foto de seu marco na página. Algo que pra mim começou como um passatempo, agora é importante para mais alguém.

RB – Qual você acha que deve ser o foco das iniciativas digitais para divulgação do Rotary?

NP – Aumentar o foco da divulgação de casos de sucesso, projetos importantes e de grande impacto feitos pelo Rotary e Fundação Rotária. Por outro lado, mostrar ações e projetos de sucesso dos clubes. O que quero dizer, ao contrário de falar de vários projetos, por que não falar melhor e com mais detalhes de um só?

Também criar conteúdo específico para rotarianos e para não rotarianos. O tipo de conteúdo deve variar de acordo com o “target”.

RB – Qual é o significado dos marcos rotários para você?

NP – O primeiro significado é: aqui existe ou existiu um Rotary. Uma história e um ideal em comum. A influência e o respeito que a organização conquistou ao longo destes anos. Depois vem o orgulho, sei o que isso significa, sei que estou num lugar, cidade ou bairro onde pessoas com pensamentos e propósitos parecidos com os meus se reúnem semanalmente, posso procurar por eles aqui caso precise ou apenas para fazer novas amizades. Serei bem recebido, assim como fui em todos os clubes que já visitei pelo mundo. Quando mais novo, eu parava em todo marco pra tirar foto, tenho tantas que ainda nem pensei em postar na pagina, pra não ficarem saturados de mim (risos).

Confira também uma galeria com a história dos marcos rotários

Em 1922, a Times Square, a famosa avenida de Nova York, foi cenário da instalação de um grande painel para a Campanha da Prosperidade, lançada pelo Rotary Club de Nova York em parceria com outros clubes rotários.

Também em 1922, uma importante cerimónia ocorreu em 26 de março quando a Associação Internacional de Rotary Clubs prestou homenagem ao Soldado Desconhecido sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington. Na foto, o presidente 1921-22 do RI, Crawford C. McCullough, descerra placa alusiva ao evento.

Em 1931, encontramos o Rotary Club de Detroit, EUA, entregando ao Parque de Belle Isle, naquela cidade, um monumento em mármore para homenagear Samuel Francis Smith, autor do hino adoptado pelos norte-americanos durante o século 19.

Avançando no tempo, temos a iniciativa do Rotary Club de Melbourne, Austrália, que construiu um banco de mármore para celebrar a memória do fundador do Rotary, Paul Harris, e do primeiro presidente australiano do RI, Angus S. Mitchell, que chefiou a organização no período 1948-49 e era associado ao clube. Angus é o segundo a partir da esquerda. Podemos dizer que esses foram alguns entre vários episódios que assinalaram o início da construção da imagem pública do Rotary. As fotos até aqui registam as primeiras intervenções arquitetónicas da organização, que desde cedo percebeu que marcos e monumentos podiam ser uma forma eficiente e definitiva de marcar presença na comunidade.

NOTÍCIAS