Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Investindo em aprendizado para formar novas lideranças e especialistas

out 3, 2022

No período atual, os distritos realizam os Seminários da Fundação Rotária, uma atividade que procura reunir lideranças distritais, presidentes de clube e o maior número de associados interessados em programas humanitários, educacionais e na erradicação da pólio.

Um motivo-chave dos seminários é reforçar a missão da nossa Fundação Rotária: “capacitar os rotarianos para que possam promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio do apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação, do meio ambiente e do combate à pobreza”.

Os objetivos programáticos dos Seminários da Fundação Rotária devem abordar a informação a novos associados, atualização de programas, troca de experiências, boas práticas e lições aprendidas pelos clubes.

Nesse sentido, por meio da sua Comissão Distrital da Fundação Rotária, cada distrito deve implantar programas inovadores para a consolidação do plano de metas e objetivos do ano rotário:

Os clubes devem participar dos Subsídios Distritais e desenvolver projetos de Subsídio Global.

Os clubes e distritos podem desenvolver parcerias com instituições educacionais para patrocinar bolsas educacionais no Brasil e no exterior.

Outro programa é o Grupo de Treinamento Vocacional, por meio do qual profissionais trocam experiências localmente ou em outros países na busca das melhores práticas e de tecnologias avançadas que possam ser aplicadas em serviços com impacto social.

Os Centros Rotary pela Paz são um exemplo de programa voltado à formação de especialistas em experiências internacionais.

Por outro lado, devemos focar em uma agenda de atividades regulares após a realização dos seminários:

Desenvolver um plano de capacitação para lideranças distritais e de clubes usando como base a Central de Aprendizado.

Apoiar as atividades do Modelo de Cadre Distrital como uma plataforma para auxiliar os clubes no desenvolvimento de projetos de Subsídio Global.

O Cadre Distrital deve organizar a Oficina de Projetos para incentivar os clubes a protagonizar novos projetos humanitários.

Desenvolver uma programação de webinars que, posteriormente, poderão ser assistidos a qualquer momento pelo YouTube.

Nossa organização deve investir em processos de aprendizado contínuo para formar novas lideranças e especialistas, pois somente com competência poderemos implementar a missão da Fundação Rotária de promover boa vontade, paz e compreensão mundial.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br

Share This