Importância da contribuição para o Fundo Anual

abr 4, 2022

Um grande diferencial da nossa organização é sua capilaridade por meio da atividade dos clubes e do engajamento de seus associados em todo território nacional.

Imaginem o potencial dos rotarianos brasileiros em 2.400 clubes, localizados em 1.382 municípios, na colaboração com a consolidação de políticas públicas, desenvolvimento de projetos e consequente melhoria da vida de milhares de famílias em condição de vulnerabilidade.

A Fundação Rotária facilita essa atividade por meio do financiamento de programas humanitários e educacionais. Em especial, incentivamos fortemente que clubes desenvolvam projetos utilizando Subsídios Distritais e Globais.

O projeto traz alma ao clube, motiva os associados a conhecer as necessidades da comunidade, a desenvolver parcerias, desenhar o escopo e avaliar o impacto para os beneficiários.

No entanto, para tal, é imprescindível a disponibilidade de recursos financeiros. Nossas iniciativas, tradicionalmente, desenvolvem campanhas de arrecadação por meio da doação de associados para o Fundo Anual da Fundação Rotária. Essas doações são gerenciadas pelo sistema Share, com metade do total sendo depositada no Fundo Mundial por três anos e aplicada no sistema financeiro e a outra metade somada aos juros obtidos da aplicação, retornando ao distrito por meio do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC).

Nos últimos anos, vivemos um crescimento exponencial de projetos de Subsídios Globais, mas, por outro lado, a arrecadação para o Fundo Anual não cresceu de modo proporcional, levando os curadores da Fundação Rotária a assumir um período de ajustes, para não haver interrupção na realização de projetos aprovados. Nesse sentido, ressaltamos a importância de os distritos, clubes e associados concentrarem seus esforços no Fundo Anual por meio de campanhas, eventos e promoções que possam ser celebrados e reconhecidos nas Conferências Distritais. Você possui sua estratégia definida para esta reta de chegada?

Estou feliz com todo o apoio que já conseguimos, mas ainda precisamos de ajuda para alcançar o objetivo de arrecadação de fundos. Somente desta forma poderemos continuar com nossos sonhos e cada vez mais termos impacto significativo na qualidade de vida dos mais necessitados.

Você estaria disposto a contribuir com a campanha de arrecadação de fundos? Qualquer quantia que você doar fará muita diferença para as comunidades.

Os coordenadores regionais da Fundação Rotária, Hiroshi Shimuta (shimuta@terra.com.br) e Edite Ferreira (editefcampos@yahoo.com.br), estão à disposição para dar sugestões, discutir boas práticas e estimular as doações por meio da iniciativa Todos os Rotarianos, Todos os Anos ou pelo uso de cartão de crédito no Rotary Direct (https://my.rotary.org/pt/rotary-direct).

Os consultores de Doações Extraordinárias/Fundo de Dotação, Claudio Takata (claudio.htakata@gmail.com), Gedson Bersanete (gedson@qweb.com.br) e Henrique Vasconcelos (rhvasconcelos@secrel.com.br), estão organizados para dar suporte e orientação no desenvolvimento de programas para Major Donor.

Finalizando, podemos, com a ABTRF, estimular a contribuição das Empresas Cidadãs e a adesão de um maior número de CPFs para aumentar a participação do Seguro Solidário, com o suporte do presidente Mauro Duarte (mauroduarte4630@gmail.com).

Estamos no momento de concentrar nossos esforços com foco na arrecadação para o Fundo Anual de modo a atingirmos as metas propostas e, desta forma, escrever um legado e facilitar o desenvolvimento de projetos de Subsídios Distritais e Globais para o período 2024-25.

Acredito muito no senso de responsabilidade social e na experiência direta dos rotarianos transformando o mundo em um lugar melhor.

Agradeço aos que já puderam contribuir e conto com o empenho e desprendimento daqueles que acreditam que, não importando a quantia, iremos, sim, Fazer o Bem no Mundo por meio da Fundação Rotária!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br