Iluminando caminhos sombrios

jan 2, 2024

Mens pres jan24

Em tempos difíceis como estes, é impossível não sentir o coração partido com a devastação e a perda de vidas causadas pela guerra e destruição.

O Rotary sempre se posiciona contra o dano, o deslocamento de populações civis e o uso da agressão armada em vez da busca por soluções pacíficas. Defendemos a observância e o respeito às leis internacionais. Acreditamos em ações enérgicas para defender e promover a paz, mesmo nos momentos mais sombrios.

Mas também levamos a sério nossa posição como organização internacional, apolítica e não religiosa. Para respeitar as perspectivas e experiências globais dos nossos associados e trabalhar de forma mais eficaz em nossos esforços de consolidação da paz, não escolhemos lados nos conflitos.

O Rotary é formado por 1,4 milhão de pessoas em comunidades de todo o mundo que estão unidas pelo compromisso de construir um mundo pacífico. Nós nos esforçamos para que nossas palavras e ações priorizem a saúde e a segurança dos nossos associados e das comunidades onde vivemos e servimos.

Nossos associados procuram oferecer assistência humanitária às pessoas afetadas por conflitos e nosso alcance global exige que promovamos a construção da paz e a prevenção de conflitos com conexões e amizades interculturais e transfronteiriças por meio do Rotary.

Durante décadas, o Rotary tem usado essas conexões para realizar projetos humanitários, fornecer bolsas de estudos e estabelecer programas como os Centros Rotary pela Paz para ajudar a construir uma paz duradoura. Nossos associados também agem para promover a paz positiva, abordando as causas subjacentes dos conflitos, incluindo pobreza, discriminação, tensão étnica, falta de acesso à educação e distribuição desigual de recursos.

Os integrantes do Rotary que desejam promover a paz podem usar Subsídios Distritais e Subsídios Globais da Fundação Rotária para, junto com outros associados, apoiar projetos que ajudem refugiados e pessoas deslocadas, ofereçam assistência médica e muito mais em todo o mundo. Eles também podem trabalhar ou participar de Grupos Rotary em Ação com foco na paz, Intercâmbios Rotários da Amizade, Grupos de Companheirismo e Comissões Interpaíses. Além disso, os Fundos Distritais de Utilização Controlada (FDUC) ou verbas do distrito podem apoiar os nossos esforços de construção da paz e prevenção de conflitos.

Tanto associados quanto não associados podem aprender mais sobre consolidação da paz por meio da Academia Rotary de Paz Positiva, um curso de treinamento online gratuito disponível a qualquer pessoa em positivepeace.academy/rotary.

Não há como negar que os casos de violência e atrocidades cometidas em todo o mundo parecem estar aumentando. A paz global é frágil e os riscos são cada vez maiores.

Ainda assim, sabemos que é possível reunir todas as pessoas para trabalhar em prol de um objetivo comum. Os integrantes do Rotary fazem isso todos os dias em todas as partes do mundo. Que nossa habilidade de nos unirmos em torno de um propósito comum seja a chama que ajude a iluminar o caminho para sair destes dias sombrios.

Juntos, vamos criar esperança no mundo.

* O autor é R. Gordon R. McInally, presidente 2023-24 do Rotary International.

** Foto: Monika Lozinska.