Ideologias sem conflitar

set 2, 2019

Muito se tem falado nas redes sociais sobre ideologia e este assunto merece reflexão. Segundo Aristóteles, “o Estado surge pelo fato de o homem ser um animal naturalmente social e político. O Estado provê a satisfação das necessidades materiais, defesa e segurança e a educação para o indivíduo se desenvolver em todas as suas faculdades”. A política é, portanto, indispensável.

Nos dias de hoje, partidos políticos trazem em seu bojo diferentes ideologias, conjuntos de ideias e pensamentos que conflitam entre si. Em todas as partes do mundo, o Rotary nos ensina, no entanto, a sobrepujar essa realidade, visto que um dos nossos valores é a diversidade. Como organização global, o Rotary não busca a uniformidade de pensamentos, mas a unidade de ações.

A Fundação Rotária exercita tal unidade por meio dos subsídios. Pois vejamos:

1. Os Subsídios Distritais oferecem um modo de participarmos mais rapidamente de um projeto local, obtendo publicidade, provendo clubes em ação e atraindo novos associados.

2. Os Subsídios Globais permitem conexões internacionais, maximizando impactos na comunidade com resultados na imagem pública e no desenvolvimento do quadro associativo. Neste ano, o diretor do Rotary International Mário César de Camargo projetou duas Feiras de Projetos. Uma neste mês, no Instituto Rotary de Brasília, e outra em janeiro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, ambas as quais promoverão o uso potencializado dos Fundos Distritais de Utilização Controlada em cada distrito.

Para que possamos garantir o valor serviço, é indispensável a contribuição dos rotarianos em dinheiro e em projetos que ensejem o atendimento do anseio máximo do indivíduo, que é estabelecer um sentido à vida.

No Simpósio da Paz, realizado na Convenção do Rotary deste ano, em Hamburgo, na Alemanha, foi dito que “não estamos interessados em partidos políticos, mas devemos nos envolver em políticas públicas”. De forma ordenada, o Rotary oferece um cardápio de seis áreas de enfoque: Consolidação da paz e prevenção de conflitos; Prevenção e tratamento de doenças; Água, saneamento e higiene; Saúde materno-infantil; Educação básica e alfabetização; e Desenvolvimento econômico comunitário.

Rotarianos em ação, vamos juntos nessa apoiando o Rotary e a nossa Fundação Rotária? No Estado, o conceito de coletividade deve estar acima dos interesses individuais. Trata-se de um princípio obrigatório.

No Rotary, o que brilha é o conceito de família e, em breve, também veremos os rotaractianos envolvidos na realização de projetos de Subsídios Globais da Fundação Rotária. Somos uma família global.

A nossa ideologia, conjunto de ideias e pensamentos podem ser resumidos em poucas palavras: conectar e servir para fazer o bem no mundo.

* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

hipolito@paineira.eng.br