Hora de olhar para frente

jun 2, 2021

“Não tenho medo do futuro”, disse Winston Churchill certa vez. “Avancemos em seus mistérios, arranquemos os véus que o escondem dos nossos olhos e sigamos adiante com confiança e coragem.”

Churchill usou a frase “avancemos juntos” em alguns dos seus discursos mais famosos. Ele não tinha outra escolha que não fosse olhar para frente enquanto liderava com coragem sua nação devastada pela guerra.

Cada geração herda sua porção de desafios, e nós estamos atravessando e vencendo os nossos. Em um ano em que as pessoas não puderam se encontrar, as famílias ficaram isoladas e os negócios sofreram perdas, conseguimos avançar juntos em muitas áreas. Com os subsídios da Fundação Rotária, clubes e distritos trouxeram soluções criativas para suas comunidades atingidas pela pandemia. Desde março de 2020, a Fundação já concedeu mais de 34 milhões de dólares em subsídios a iniciativas relacionadas à Covid 19.

A demanda por nossos Subsídios Globais foi alta. Eles caíram tanto no gosto dos rotarianos que tivemos de fazer ajustes nas normas de financiamento que entram em vigor em 1° de julho, em um esforço prudente para equilibrar a demanda com os recursos, garantindo que mais distritos participem.

Este ano, a Fundação Rotária deu passos ousados e abriu caminhos ao expandir seu leque de serviços, fazendo do meio ambiente sua sétima área de enfoque. Além disso, outorgou seu primeiro Subsídio de Grande Escala a um programa liderado por rotarianos que visa reduzir significativamente a malária em comunidades da Zâmbia severamente afetadas pela doença.

Embora nossas atividades de imunização contra a pólio tenham ficado interrompidas por alguns meses em 2020 por causa da pandemia, elas começaram a ser retomadas em meados do ano. Também tivemos, finalmente, a satisfação de celebrar um grande acontecimento: a declaração da Organização Mundial da Saúde de que a região africana ficou livre do vírus selvagem da poliomielite.

E a Otto and Fran Walter Foundation assinou um acordo conosco para financiar integralmente o estabelecimento de um Centro Rotary pela Paz na região que abrange o Oriente Médio e o norte da África. Isso dá ao Rotary a oportunidade de fazer uma diferença tangível numa área que anseia pela paz duradoura.

Nossas realizações são um lembrete de que o Rotary é uma poderosa força do bem em todos os lugares, e que você é a razão de não termos parado. Até o momento em que escrevo estas linhas, levantamos mais de 282 milhões de dólares, um indicativo de que estamos no caminho certo para atingir nossa meta de arrecadação de 410 milhões de dólares. O trabalho exemplar que realizamos este ano, e o que faremos no próximo ano e nos demais, só é possível por causa do seu apoio. Em nome dos curadores da Fundação Rotária, agradeço do fundo do meu coração por manter a Fundação – um dos nossos maiores presentes para o mundo – prosperando.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.