Gits e Gets: preparação para o amanhã

nov 4, 2013

Em setembro, em Foz do Iguaçu, PR, não houve apenas o maior encontro anual de lideranças, o 36º Instituto Rotary do Brasil (matéria de capa da Brasil Rotário deste mês). A cidade também sediou, de 2 a 4 de setembro, os Seminários de Treinamento dos Governadores Eleitos (Gets) e dos Governadores Indicados (Gits). A instrução, também chamada de Pré-Instituto, é um preparatório para a Assembleia Internacional de San Diego, nos EUA, marcada para janeiro, quando se dará o treinamento definitivo dos governadores 2014-15.

Esta última edição do Gets e Gits inovou ao incluir nas salas das reuniões temáticas (realizadas no mesmo Hotel Bourbon onde ocorreu o Instituto) os cônjuges dos governadores eleitos e indicados. A inovação coube a Celia Giay, diretora do Rotary International e convocadora do evento, que explicou na sessão de abertura considerar os cônjuges importantes para a sustentação de uma boa governadoria. “Eu estou olhando para o futuro do Rotary, pois vocês são o futuro da organização”, disse Celia, destacando ainda a responsabilidade dos futuros governadores em inspirar os clubes.

A seguir, algumas constatações reforçadas no treinamento em Foz do Iguaçu:

– Os clubes precisam retomar o crescimento – ainda hoje há clubes refratários à entrada de mulheres e jovens. Daí a importância de todos conhecerem a fundo o Plano Trienal de Desenvolvimento do Quadro Associativo;

– A prioridade número um continua sendo o programa Polio Plus;

– Será muito difícil, em um futuro próximo, um distrito ser atuante sem planejamento estratégico;

– O líder de distrito deve se certificar de que os clubes estão compreendendo o Plano Visão de Futuro;

– As metas distritais passam pelo novo modelo de subsídios da Fundação Rotária, pois ela mudou para melhor e os rotarianos precisam saber aproveitá-la;

– É vital escolher uma boa equipe distrital;

– As equipes distritais precisam ser motivadas para atingirem as metas;

– Os distritos precisam ter uma equipe especializada em comunicação;

– Nenhuma outra ONG trabalha tanto pela paz quanto o Rotary;

– Os clubes e distritos precisam estar mais conectados aos rotaractianos;

– É um privilégio do Brasil ter um Escritório do Rotary International só para si, então é importante usá-lo;

Outros temas também foram destaque, entre eles: Planejamento Estratégico; Comissão Interpaíses Brasil-Portugal e países de Língua Oficial Portuguesa (CIP-Plop); Liderando Voluntários; Responsabilidades do cargo; Recursos disponíveis; Associações Distritais; Preparação para a assembleia e conferência distrital; Imagem Pública; Brasil Rotário; Associação Brasileira da The Rotary Foundation; Convenção Brasileira de 2015; Intercâmbio de jovens e Trabalho com as novas gerações.

Por fim, ficou a constatação maior de que a chave é o sentimento de equipe para que clubes e distritos atinjam suas metas.

Confira uma galeria com imagens do Gets e do Gits!

Tags: Rotary, Rotary International, Instituto Rotary do Brasil, Treinamento dos Governadores Eleitos, GETS, GITS, Foz do Iguaçu, 2013

ARTIGOS