Fortaleza é a capital do Rotary no Brasil

ago 28, 2018

Começou no domingo, 26 de agosto, na capital cearense, o Seminário de Treinamento de Governadores Eleitos 2019-20 (Gets), encontro que antecede o 41º Instituto Rotary do Brasil, cujo convocador é o diretor do Rotary International Paulo Augusto Zanardi, que abriu a sessão agradecendo a participação de todos. Em seguida falou o chair do Instituto, Henrique Vasconcelos: “Desejo boas-vindas em Fortaleza. Vocês formarão uma família para o resto da vida”. Ele informou que este ano, pela primeira vez, o treinamento dos Representantes Distritais de Rotaract (RDRs) brasileiros ocorrerá dentro da programação do Pré-Instituto – o encontro dos RDRs eleitos se dará nos dias 29, 30 e 31.

Na mesma sessão também falaram Marcelo Haick e Ronald D’Elia, ambos coordenadores do Gets e do Seminário de Treinamento dos Governadores Indicados 2020-21 (Gits) – a se realizar nesta quarta, 28. “Liderança é traduzir visão em realidade. O líder precisa entregar resultados”, declarou Haick.

Outro ponto alto foi a fala de Mário César de Camargo, curador da Fundação Rotária. “O mais importante é que o seu distrito tenha continuidade”, ele defendeu . Mário César salientou que as gestões distritais devem atender metas “construídas com diligência”. “Outro tema para uma gestão é o compromisso, que é a energia investida para se atingir determinada meta”, acrescentou. Durante o Pré-Instituto o curador vem prestando orientações aos governadores 2019-20 e 2020-21, todos os quais assumirão quando o curador será diretor do Rotary International.

O diretor e convocador Zanardi lembrou que os rotarianos devem conhecer as reais necessidades da comunidade à sua volta para estruturarem projetos. Referindo-se ao próximo ano, acrescentou: “Com certeza, será o melhor da vida de vocês. E o papel de vocês será administrar e motivar os presidentes dos clubes”.

Além dos governadores distritais eleitos e indicados do Brasil, o Pré-Instituto está fornecendo treinamento aos dois futuros líderes distritais de Portugal.

Ainda está em tempo de fazer a sua inscrição para o 41º Instituto Rotary do Brasil, na Terra da Luz, que ocorrerá de 30 de agosto a 1º de setembro, tendo como patrono Meton Cesar de Vasconcelos, duas vezes governador do distrito 4490. Acesse www.institutorotarybrasil.org.br.