Fortalecendo o Fundo de Dotação

fev 4, 2020

Ni hao, rotarianos!

Já na antiguidade, nossos antepassados erguiam suas comunidades em locais próximos a fontes de água. Um vilarejo com acesso a esse recurso vital sempre teve melhores condições para atravessar tempos difíceis – e poços de água continuam fazendo a diferença para milhões de pessoas em todo o mundo.

Numa comparação, qual seria o “poço de água” da nossa Fundação Rotária? De qual fonte podemos beber para recarregarmos nossas energias e continuarmos implementando projetos transformadores com os Subsídios Globais?

O poço da Fundação Rotária é o Fundo de Dotação. Estamos abrindo um poço ainda mais fundo e forte, que garantirá o financiamento de projetos por muitas gerações. Um Fundo de Dotação fortalecido dará à nossa Fundação estabilidade financeira no longo prazo para que ela forneça os recursos essenciais de que precisamos para avançar ainda mais nosso trabalho humanitário.

A meta da iniciativa, chamada 2025 até 2025, é ambiciosa: termos um saldo de 2,025 bilhões de dólares até o ano de 2025. A expectativa é que o Fundo de Dotação tenha no mínimo 1 bilhão de dólares de ativo líquido – e o restante, em doações testamentárias.

Imagine o bem que seremos capazes de fazer com 2 bilhões de dólares! A renda com os investimentos será de aproximadamente 100 milhões de dólares ao ano, que estarão à disposição dos rotarianos para empreenderem seus projetos.

Juntos, podemos atingir a meta. Assim como o mundo muda constantemente, o poço de água da Fundação Rotária resistirá ao tempo e permanecerá causando impacto positivo em nossas comunidades.

O filósofo chinês Confúcio gostava de olhar atentamente o rio correndo em direção ao leste. Ao ser interpelado sobre o motivo de sua contemplação, o sábio respondeu: “A água, em sua grandeza, pode seguir em frente continuamente, sem parar. Ela é especialmente boa para irrigar as terras por onde passa e, no entanto, não se considera como tendo realizado feitos extraordinários. Exatamente assim é a virtude.”

Falando agora de conquistas, o Rotary Club de Shanghai acabou de festejar seu aniversário de 100 anos – e, para completar, um de seus associados, Frank Yih, tornou-se membro da Sociedade Arch Klumph. Parabéns aos nossos amigos!

* O autor é Gary C. K. Huang, chair 2019-20 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.