Colunistas

Feliz ano rotário 2022-23

jul 1, 2022

Estimados companheiros rotarianos,

Chegamos ao fim de 2021-22, um extraordinário ano rotário no qual os rotarianos do mundo, e especialmente os da América Latina, desenvolveram um trabalho digno de ser destacado e reconhecido.

Realizamos ações para o bem de milhões de pessoas que precisavam de mãos solidárias em diversas áreas. Isso é confirmado por nossa solidariedade com a Ucrânia e a ajuda humanitária que prestamos às populações vulneráveis diante da crise de saúde que o mundo vive.

Meus parabéns aos Governadores de Ouro e às suas equipes por sua entrega e dedicação para obter o sucesso alcançado, aos coordenadores por seu magnífico trabalho, aos presidentes de clube pelo compromisso que assumiram e, especialmente, a cada um dos rotarianos que se envolveram com paixão para transformar vidas, impulsionar a paz positiva e construir um mundo melhor sob os nobres e excelsos ideais do Rotary.

Agora que estamos entrando nos primeiros dias deste ano rotário 2022-23, um novo grupo de líderes assume a condução do Rotary, a maior e mais importante organização de ajuda humanitária do mundo, tendo ao seu lado 1,4 milhão de voluntários que já estão executando planos e projetos para o bem da humanidade.

Em parceria com a Organização Mundial da Saúde, continuamos comprometidos com a erradicação da pólio e a conscientização sobre a vacinação para evitar a perda de vidas. Ao lado do Unicef, avançamos nosso compromisso com a alfabetização. E, com a Organização das Nações Unidas em geral, desenvolvemos nossa colaboração com a Agenda 2030 por meio das ações que realizamos em nossas sete áreas de enfoque.

Tudo isso com a firme convicção em nossos princípios, valores e postulados filosóficos. São eles que nos iluminam e indicam que o objetivo supremo de todas as nossas ações é a pessoa humana e seu sagrado direito à dignidade e à paz.

Por isso o Rotary é o caminho da beleza abraçada à justiça em permanente ação por um mundo inclusivo e equitativo que alcance a convivência harmoniosa, despojada do interesse individual e em prol do interesse superior que constitui o bem comum.

Feliz ano rotário 2022-23.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-23 do Rotary International.