Fazendo a saúde básica chegar até os ribeirinhos

dez 3, 2018

01

Há oito anos, um projeto idealizado por uma rotariana paraense radicada em São Paulo reúne voluntários para cuidar de famílias que vivem na Amazônia

A não ser que se trate de caso de emergência, é possível que os moradores da mesorregião do Marajó (nomenclatura utilizada até o ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para fins de recenseamento), no Pará, passem períodos longuíssimos sem ver um médico. De acordo com números de 2016, a população naquela região gira em torno de 541.165 habitantes. No geral, são pessoas que se dedicam à agricultura camponesa, como plantação de mandioca ou coleta de açaí e castanha-do-pará, por exemplo, e cujo cotidiano está intrinsecamente ligado aos rios. Chegar até um hospital pode, muitas vezes, demandar uma viagem de barco de mais de um dia.

Iracema Queiroz Ribeiro sabe bem disso. Médica radicada em São Paulo, com 44 anos de profissão, ela viveu parte da infância exatamente naquela região. “Eu sou de lá. Fui criada em uma ilha da minha família até os seis, sete anos de idade. Depois a minha mãe me mandou para a capital para estudar e foi onde me formei médica, em Belém, pela Universidade Federal do Pará”, ela recorda. Em seguida, foi fazer residência em São Paulo e se especializou em ginecologia e obstetrícia. “Não consegui retornar mais”, conta.

Vivendo longe do Pará, Iracema acalentou um sonho: desenvolver um projeto solidário no lugar onde nasceu. Associada ao Rotary Club de São Paulo-Cambuci, ela era rotariana havia um ano quando, durante uma reunião, lançou a proposta. E assim, em julho de 2011, abraçado pelo clube e por cinco voluntários iniciais, o Projeto Saúde Solidária ganhou vida guiado pelo propósito de amenizar carências inalteradas há décadas. “Os problemas continuam iguais a quando eu era criança”, diz a médica, hoje com 70 anos.

Leia a matéria na íntegra na edição de dezembro da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa).