Falta pouco para alcançarmos o nosso objetivo

out 2, 2023

Em 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, renovamos o nosso compromisso com a principal meta humanitária do Rotary.

Este ano, vamos destacar uma jovem profissional da saúde no Paquistão conhecida como Bibi Marjana. Ela enfrenta a neve e o frio de regiões montanhosas para vacinar 84 crianças em áreas rurais, visitando cada casa, muitas vezes a quilômetros de distância uma da outra.

Marjana está entre os milhares de trabalhadores da linha de frente no Afeganistão, Paquistão e áreas com surtos que considero heróis do esforço final para acabar com a pólio. O trabalho que realizam, aliado à visão dos nossos parceiros e ao apoio que você nos oferece, está movendo montanhas.

Com a parceria do Rotary, a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio persegue arduamente dois objetivos principais da sua estratégia de 2022-26. Em primeiro lugar, pretendemos interromper a transmissão do vírus selvagem tipo 1. Este ano, apenas seis casos foram documentados até o momento. Será em 2023 que veremos o último desses casos? Estamos cautelosamente otimistas de que sim.

Em segundo, pretendemos relatar o último caso de poliovírus tipo 2 derivado da vacina circulante, ou cVDPV2, em países com surtos. Cerca de 80% dos casos de cVDPV2 no ano passado ocorreram em áreas subnacionais da República Democrática do Congo, Nigéria e Iêmen. Precisamos implementar estratégias específicas para deter o vírus nessas áreas.

Outros desafios persistem, incluindo tensões políticas, riscos à segurança e problemas de acesso, além do efeito duradouro da pandemia no Afeganistão e Paquistão.

Mas, apesar desses desafios, estamos fazendo progresso. As cepas do vírus da pólio estão diminuindo, assim como o número de regiões afetadas onde antes a poliomielite prevalecia. Uma nova vacina que introduzimos reduz a incidência do vírus tipo 2 derivado da vacina circulante.

O Rotary é a organização que teve a audácia de empreender um esforço global para proteger as crianças de todo o mundo contra a paralisia infantil, ou até mesmo a morte, provocada pela poliomielite. Devemos ter a tenacidade para terminar o que iniciamos.

O que você pode fazer para nos ajudar a cruzar a linha de chegada? Integre ou inicie uma Sociedade Polio Plus no seu clube ou distrito e envolva todos os associados neste momento histórico. E não se esqueça de que a Fundação Bill e Melinda Gates continua equiparando em dois para um cada dólar doado ao Rotary para a erradicação da pólio.

Outra maneira de ajudar é contatando agências governamentais para garantir apoio político e financeiro à causa e promovendo o papel de liderança do Rotary em todos os meios de comunicação.

Assim como a Marjana subindo a montanha, podemos ver o nosso objetivo e não vamos parar até alcançá-lo.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.