Expandir o Rotary com os serviços profissionais

jan 2, 2020

Caros rotarianos e membros da Família do Rotary,

Não faltam razões para pessoas de todo o mundo se associarem ao Rotary. Muitos entram na organização pela mesma razão que me motivou: dar um impulso na carreira. Quando iniciei minha vida profissional no Alabama, Gay e eu nos tornamos sócios da firma de advocacia do pai dela. Ele incutiu em nós o valor da associação ao Rotary para a construção de relacionamentos e para mostrar a potenciais clientes que éramos profissionais sérios, com valores ainda mais sólidos do que os exigidos pela profissão de advogado.

O compromisso do Rotary com os serviços profissionais baseia-se nos mais altos padrões éticos nos negócios e profissões, no reconhecimento do valor de todas as ocupações úteis e na promoção do ideal de servir em todas as atividades profissionais dignas. Este último ponto é muito relevante. Independente de qual seja nossa profissão, todos nós contribuímos enormemente com o mundo quando conduzimos nosso trabalho com integridade e seguimos a Prova Quádrupla.

Uma das minhas prioridades como presidente tem sido a busca do equilíbrio entre as exigências do Rotary e os compromissos profissionais e familiares. Nenhum rotariano deve se sentir pressionado a dedicar mais tempo ao trabalho voluntário do que o devido, pois nossas atribuições diárias são tão importantes para o Rotary quanto o trabalho que fazemos por meio da organização. Levamos nossos valores do Rotary a todos os lugares e nosso sucesso profissional é um testemunho a favor da organização todos os dias que vamos ao escritório.

Isso é particularmente importante em nossos esforços para conquistar associados mais jovens. Queremos um Rotary onde ninguém tenha de escolher entre ser um bom rotariano ou bom pai, empresário, gerente ou empregado. Quando convidamos jovens ocupados para se juntarem a nós, não devemos pedir que abram mão de seu tempo e liberdade. Devemos recompensá-los com uma experiência única.

Proporcionar um maior equilíbrio dentro do Rotary trará ainda outro benefício: criará oportunidades para que mais rotarianos, inclusive rotaractianos, assumam papéis de liderança em projetos e comissões. Isso garantirá que continuem engajados nos clubes e inspirados a serem rotarianos por toda a vida.

Em todo o mundo, o Rotary é admirado por seu serviço profissional e pelos valores consagrados que deposita em todas as relações comerciais. Enquanto prosseguimos com nosso trabalho de fazer o Rotary crescer, lembremos que o serviço profissional continua sendo um ponto crucial para atrairmos possíveis associados.

O Rotary Conecta o Mundo e, ao tornarmos os serviços profissionais conhecidos por pessoas em mais profissões e diferentes estágios da carreira, ajudaremos a expandir nossa organização e torná-la mais forte e diversificada.

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.