Está em suas mãos

jun 1, 2023

Junho marca o fim de um capítulo e o início de outro no Rotary, um momento agridoce para refletirmos enquanto olhamos para frente.

Olhando em retrospecto, a Fundação Rotária realizou grandes feitos este ano, como o fortalecimento da nossa determinação de lutar contra a poliomielite até o fim. Com nossos parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, estamos colocando em prática uma estratégia para interromper completamente a transmissão do poliovírus selvagem nos dois países ainda endêmicos, Paquistão e Afeganistão, e a circulação do vírus derivado da vacina em países propensos a surtos. Em outubro passado, o Rotary, a Fundação Bill e Melinda Gates e a comunidade global prometeram doar juntos US$ 2,6 bilhões a essa estratégia.

Nós sabemos o que é preciso para erradicar a pólio e temos os meios para isso. Incentivo todos os clubes a continuarem agindo nesse esforço histórico, aumentando a conscientização e arrecadando fundos, especialmente por ocasião do Dia Mundial de Combate à Pólio, em outubro. Além disso, considere ingressar ou iniciar uma Sociedade Polio Plus em seu clube ou distrito para doar coletivamente uma quantia fixa por ano até que a doença seja erradicada.

Nossa Fundação também aprovou Subsídios para Assistência em Casos de Desastres para que clubes e distritos prestassem o auxílio necessário após o terremoto que atingiu a Síria e a Turquia.

A Fundação não para de crescer. Os Rotaract Clubs começaram a solicitar e trabalhar por conta própria em projetos financiados por subsídios da Fundação. E nosso próximo Centro Rotary pela Paz, possível graças a uma doação da Otto and Fran Walter Foundation, será aberto na Universidade Bahçeşehir, em Istambul.

Agradeço a todos que apoiaram a Fundação Rotária trabalhando como voluntários em algum projeto subsidiado ou com doações. Se você ainda não doou, faça isso online até 30 de junho e nos ajude a encerrar o ano 2022-23 em grande estilo, alcançando nossa meta de arrecadação de US$ 430 milhões.

Podemos nos orgulhar do que fizemos este ano, mas não descansemos sobre os louros. Pelo contrário, vamos persistir.

Nelson Mandela foi um dos que melhor personificaram a persistência. Falando a uma multidão de dignitários globais antes do seu aniversário de 90 anos, em 2008, ele disse: “Está em suas mãos tornar nosso mundo melhor para todos, especialmente para os pobres, vulneráveis e marginalizados”.

Mudar o mundo não está nas mãos de mais ninguém além de nós, e ajudar os necessitados é o que define e continuará definindo o Rotary e sua Fundação pelos próximos anos.

Desejo que o novo chair, Barry Rassin, os curadores e nossa equipe continuem tendo sucesso em fazer a diferença por meio da Fundação Rotária.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.