Escolhidos os ganhadores dos prêmios Alumni

jan 14, 2015

Alumni

A Dra. Geetha Jayaram, psiquiatra e professora na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e do Armstrong Institute for Patient Safety and Quality, dedica sua vida ao auxílio de pessoas da Índia, país onde nasceu, e dos Estados Unidos com problemas de depressão, transtorno bipolar, síndrome de pânico e outras doenças mentais. Sua área de atuação é essencial, uma vez que distúrbios mentais afetam em torno de 350 milhões de pessoas e são uma das principais deficiências no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Nas zonas rurais da Índia não existe assistência médica para deficientes mentais”, diz ela. “No sul do país, a taxa de suicídio neste segmento populacional é alta.”

Em 1997, um ano depois de se associar ao Rotary Club de Columbia, no Estado de Maryland, EUA, a Dra. Geetha fundou a Maanasi Clinic em Karnataka, na Índia, que atende mulheres indigentes. Com o passar dos anos, a clínica passou a fornecer remédios, treinamento e assistência social e psicológica. A clínica é a porta de entrada para encaminhamento a tratamentos mais complexos.

Dada às suas credenciais, a Dra. Geetha foi a escolha dos curadores da Fundação Rotária ao Prêmio por Serviços à Humanidade de 2014-15. Ela receberá a honraria na nossa Convenção Internacional em São Paulo, no dia 8 de junho.

A clínica, que opera em parceria com o St. John’s Medical College, recebeu financiamento do clube de Columbia e de subsídios rotários. Ela se tornou sustentável graças à administração fornecida pelo Rotary Club de Bangalore Midtown. O ex-governador de distrito e marido da Dra. Geetha, Jayaram Kumar, ajudou a clínica a obter um jipe e duas mobiletes para levar seus funcionários até os pacientes.

A Dra. Geetha acredita que sua iniciativa pode ser implantada em outros países. Ela chegou a produzir vídeos sobre a clínica que foram veiculados no site da OMS e na TV Medibiz, canal televisivo de saúde presente em 130 países.

Filha de rotariano, a ligação da Dra. Geetha conosco começou quando se tornou rotaractiana aos 19 anos. Seus pais instilaram na jovem o gosto em servir ao próximo. Ela já trabalhou em Dias Nacionais de Imunização na Índia e, junto com seu marido, foi associada-fundadora do Rotary Club de Howard West, nos EUA, em novembro.

Associação de Alumni dá prioridade ao trabalho rotário

A Associação de Alumni do Distrito 4920 (Argentina) mantém bons contatos com alumni de nossos programas e rotarianos do mundo inteiro. Muitos deles viraram rotarianos e estão promovendo o trabalho do Rotary na América do Sul.

“Nós desenvolvemos projetos, contribuímos a iniciativas e sempre mantemos contato com alumni e rotarianos de diferentes partes do mundo”, diz o ex-presidente da Associação Jorge Eduardo Moroni, do Rotary Club de Bolivar, em Buenos Aires. A Associação já tem mais de 100 membros, os quais se reúnem periodicamente pelo Facebook.

“Todos os membros da Associação doam ao fundo Polio Plus“, revela Jorge Eduardo. “Nós planejamos nos tornar a primeira Associação de Alumni onde todos os membros são Companheiros Paul Harris.”

Vale mencionar que esta associação executa projetos junto com outros grupos prestadores de serviços e está estudando a possibilidade de fazer intercâmbio de curta duração para alunos do ensino médio entre escolas da Argentina e dos Estados Unidos.

Por estas e outras ações, ela foi merecidamente escolhida como Associação de Alumni do Ano de 2014-15, e seus representantes receberão o prêmio também no dia 8 de junho, em São Paulo.

Indique candidatos aos prêmios de 2015-16

* Rotary News (Dan Nixon)

** Foto: Cortesia da Dra. Geetha Jayaram

Tags: Rotary, Rotary International, 2015, prêmios Alumni