Colunistas
Esbanje alegria
Sempre chego às reuniões do meu clube com um sorriso no rosto.
Alguns anos atrás, uma pessoa se atrasou. Em vez de ser repreendida, ela foi recebida com entusiasmo e desde então temos a tradição de aplaudir todos os nossos associados assim que eles chegam às reuniões. É difícil não abrir um sorriso ao ser recebido dessa maneira.
Não há nada mais poderoso para engajar e reter os associados do que um clube vibrante, acolhedor e, sim, divertido.
Pense no que atraiu você no Rotary. É muito provável que não tenham sido apenas os projetos humanitários ou o networking com outros profissionais, mas sim as pessoas – as amizades, as risadas e a alegria de se dedicar a um mesmo propósito. São essas coisas que nos mantêm no Rotary.
Se você quer que as reuniões do seu clube também tenham esse clima de alegria, não tenha medo de fazer algumas perguntas difíceis a si mesmo e aos seus companheiros. Se fosse hoje, você se associaria ao seu clube? Os associados do seu clube têm aquele senso de pertencimento? As reuniões são divertidas? Se as respostas foram negativas, o que você e os seus companheiros podem fazer, juntos, para mudar essa situação?
Na próxima reunião ou evento do seu clube, experimente fazer algo novo para ver mais sorrisos. São essas coisas simples que criam laços duradouros e tornam nossos clubes simplesmente irresistíveis.
Vejamos um exemplo do que é ir na direção correta. Desde 2021, o Rotary Club de Fukushima, no Japão, combina responsabilidade ambiental com diversão comunitária. Os japoneses fizeram da coleta de lixo um esporte conhecido como SpoGomi, e todos os anos o clube organiza um jogo. Na edição de 2024, mais de 400 participantes torceram uns pelos enquanto se uniam para melhorar o lugar onde vivem.
Essa atividade é um excelente exemplo de como os clubes de Rotary podem divertir, fazer a diferença e aumentar a conscientização sobre desafios globais – e tudo isso ao mesmo tempo. E quando se trata de um evento inclusivo e familiar, pessoas de todas as idades acabam participando.
Quando nós gostamos do que fazemos, essa energia torna-se contagiante. Isso é o que atrai novos associados, mantém nossos clubes fortes e engajados e cria senso de pertencimento.
O ambiente de um clube e sua capacidade de reter os associados andam de mãos dadas. Quanto mais saudável for a cultura do seu clube, maior será a probabilidade de as pessoas permanecerem nele. A revista é um excelente recurso para nos inspirar nesse desafio de aprimorar a cultura dos nossos clubes e aprofundar o engajamento dos nossos associados. Leia as histórias e estratégias apresentadas a cada nova edição, aproveitando os sucessos de outros clubes para encontrar ideias que funcionem no seu clube.
Juntos, podemos criar um Rotary mais engajado, agradável e inclusivo, do qual todos os associados sintam orgulho de fazer parte. Vamos continuar vivendo A Magia do Rotary com compromisso e entusiasmo renovados.
* A autora é Stephanie A. Urchick, presidente 2024-25 do Rotary International.
** Foto: Christine Armbruster.
Saiba como engajar e aumentar o quadro associativo visitando rotary.org/membership
Colunistas
Esbanje alegria
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque euismod blandit leo in euismod. Suspendisse ultrices egestas porttitor. Cras venenatis congue vehicula. Duis in eros urna. Aliquam iaculis neque et finibus iaculis. Sed tristique et leo quis gravida. Ut vitae neque porttitor orci scelerisque egestas pharetra id ligula. Integer viverra purus sit amet mi posuere sodales. Aliquam at fermentum libero. Cras eget tincidunt nulla, at vulputate velit. Nam vel diam et eros tristique vestibulum. Praesent et augue sed magna iaculis vestibulum.
Quisque et varius est. Aenean quis scelerisque tellus. Phasellus auctor id dui quis fermentum. Cras velit nulla, ullamcorper a mi vitae, consequat dapibus nisl. Ut dapibus diam quis arcu consectetur, sed consequat risus pellentesque. Aliquam in tortor quis ligula auctor maximus vel quis ipsum. Curabitur vitae est urna. Curabitur est ipsum, convallis vitae elit et, sagittis rhoncus nulla.