Encarando o nosso desafio contra a pólio

out 14, 2021

Quando o Rotary assumiu corajosamente a responsabilidade de lutar pelo sonho de um mundo livre da poliomielite, sabíamos que isso não seria fácil. Mesmo assim, trabalhando ao lado de nossos parceiros desde 1988, conseguimos reduzir o número de casos mundiais da doença em 99,9%.

No entanto, nossa luta não acabará até que esse percentual chegue a 100%, ocasião em que não haverá mais registros de pólio no planeta. Vamos precisar de coragem. É necessário manter os investimentos e a determinação até que essa luta termine e nenhuma criança volte a sofrer os efeitos devastadores dessa enfermidade.

Ao celebrarmos o dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro, temos motivos de sobra para sermos otimistas. Continuamos progredindo e, com as baixas taxas atuais de transmissão do vírus selvagem da poliomielite no Afeganistão e no Paquistão, temos a oportunidade única de interromper a propagação da doença. Também temos uma nova estratégia e uma nova vacina que fortalecerão os esforços de erradicação.

Para derrotarmos de uma vez por todas o vírus selvagem da poliomielite e impedirmos os surtos de casos derivados da vacina (cVDPV), a nova estratégia da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio concentra-se em várias áreas principais: atuação com políticos para aumentar o senso de urgência em relação à causa, prestação de contas nos países com surtos ou com o vírus endêmico, maior engajamento em comunidades de alto risco, melhoria nas operações e na vigilância da pólio, e inclusão da imunização contra a poliomielite em programas de saúde mais amplos.

Juntamente com essa nova estratégia, o Rotary e seus parceiros estão usando uma nova ferramenta para ajudar a combater surtos de cVDPV tipo 2: a nova vacina oral contra a poliomielite (nOPV2). O imunizante vem sendo implantado em uma lista crescente de países e se constitui num avanço promissor para eliminarmos o vírus.

Mas ainda há muito a ser feito. Precisamos permanecer fortemente comprometidos com nossos objetivos diante da atual situação no Afeganistão. Como organização apolítica, o Rotary continuará fazendo o trabalho necessário para proteger a saúde das crianças de todo o planeta.

Depois dos muitos progressos que conquistamos em décadas de luta, a pior coisa que podemos fazer agora é nos acomodarmos. E é aqui que vocês entram.

Vamos aumentar a conscientização sobre o papel do Rotary na erradicação da pólio. Vamos redobrar nosso compromisso e continuar arrecadando US$ 50 milhões por ano para vencermos a doença. Lembrem-se: graças à Fundação Bill e Melinda Gates, qualquer contribuição feita por vocês ou seus clubes de Rotary e Rotaract será equiparada na proporção de 2:1.

No Rotary, quando sonhamos, nós não medimos esforços para tornar nossos sonhos realidade. Sempre encaramos desafios. E agora, mais do que nunca, é fundamental encararmos com coragem mais este para derrotarmos a pólio.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.