Empreendedorismo feminino em Honduras

jun 23, 2014

honduras

Marta Lopez assa até 100 pãezinhos por dia em um pequeno forno de barro. Higinia Reyes faz tortilhas de milho. Remigia Dominguez é administradora de uma cooperativa de tecelagem. Estas mulheres vivem na zonal rural de Honduras e possuem seus próprios negócios graças a empréstimos concedidos pela Fundação Adelante e o Rotary.

As aldeias de Lenca Corridor são o lar de alguns dos mais pobres povos indígenas do país. É lá que a Fundação Adelante outorga microempréstimos a mulheres que desejam ser empreendedoras.

A Adelante colabora, através de Subsídios Globais de nossa organização, com o Rotary Club de Real de Minas-Tegucigalpa (Honduras), o Rotary Club de Poway-Scripps (EUA), e vários outros clubes do distrito americano 5340. Com a ajuda do Rotary, a fundação tem proporcionado treinamento básico profissional para as empreendedoras e já concedeu 600 empréstimos. Esta parceria continua a crescer nas comunidades de Intibucá e La Paz.

“O apoio do Rotary não só nos permitiu fornecer empréstimos, mas também a produzir materiais educativos e arcar com outros custos associados com o programa educacional quinzenal que fornecemos aos nossos clientes”, disse Gina Cappuccitti, analista de impacto social da Adelante.

A Fundação Adelante possui uma abordagem única para empréstimos de microcrédito. Em vez de emprestar dinheiro a pessoas físicas, ela oferece empréstimos coletivos. O empréstimo é feito por quatro a seis mulheres, e se uma delas não puder fazer um pagamento, as outras quitam a dívida.

“A comunidade agora tem acesso a produtos extremamente necessários, além de oportunidades de emprego”, disse Win Cox, presidente da Comissão de Serviços Internacionais do Rotary Club de Poway-Scripps. “O dinheiro investido pelo Rotary nesta região terá um impacto transformador nessas comunidades e na vida das mulheres.”

Cappuccitti diz que os funcionários da Adelante não veem seus clientes como pessoas pobres, e sim como mulheres empreendedoras com poucas oportunidades.

Para Cox, que viajou a Honduras para se reunir com a equipe da Adelante e seus clientes, é inspirador ver que as mulheres de Lenca podem iniciar seus próprios negócios com apenas 50 dólares.

O Rotary Club de Cox tem apoiado uma série de projetos de microcrédito, porém, este é o maior. Isto é resultado da estreita colaboração envolvendo clubes locais e internacionais.

* Rotary News (Daniela Garcia)

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, Honduras, empreendedorismo feminino

ARTIGOS