Ela foi à Nasa com apoio do Rotary

set 28, 2016

A foto ao lado do presidente Walace de Melo Braga registra a visita que Mylena Peixoto fez ao Rotary Club de Campos, RJ (distrito 4750), em 18 de agosto de 2016, para um pedido inusitado: ela precisava de ajuda para custear uma viagem com o objetivo de conhecer a Nasa, nos EUA. Aluna da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, unidade da Faetec em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a estudante de 16 anos foi convidada para uma visita técnica à maior agência espacial do mundo depois de ter descoberto cinco asteroides orbitando entre os planetas Marte e Júpiter. Com apoio da família, de professores, amigos, da própria Faetec e do clube do Rotary, ela conseguiu o patrocínio e embarcou em sua primeira viagem internacional na noite de 21 de setembro de 2016.

O roteiro de Mylena nos EUA vai até 30 de setembro e inclui, além da Nasa, visitas técnicas ao Johnson Space Center (o centro espacial da agência americana) e ao National Radio Astronomy Observatory, com direito a conhecer astronautas, fazer um curso de análise dos dados vindos das estrelas e participar de uma reunião de trabalho do projeto Missão X (justamente o que forma os cosmonautas).

Mylena, que durante o ensino fundamental estudou na Escola Rotary II, uma das três Escolas Rotary construídas na cidade pelo Rotary Club de Campos, descobriu os cinco asteroides quando participou, em 2015, da Campanha Internacional de Busca Astronômica, uma proposta do programa International Astronomical Search Collaboration (Iasc). No Brasil, o trabalho foi coordenado pelo Clube de Astronomia de Campos, do qual a estudante se tornou membro, aos 15 anos. A descoberta de Mylena alcançou o reconhecimento do Iasc e, dentro de cinco anos, ela nomeará oficialmente os asteroides.