E todos nos unimos contra a pólio

nov 1, 2018

Mobilização histórica de clubes e distritos ajuda a reverter baixa cobertura vacinal

A meta foi atingida. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, realizada de 6 de agosto a 28 de setembro, imunizou 95,4% da população alvo – a Organização Mundial da Saúde preconiza 95%. Foram 11.213.278 crianças de um ano até cinco anos incompletos protegidas no Brasil graças à distribuição de 14.019.000 doses de vacina contra a poliomielite e 13.457.100 doses de vacina tríplice viral.

Um grande feito para um país continental no qual a média nacional de vacinação contra a pólio vinha caindo desde 2015 e, no ano passado, sofreu uma redução ainda mais acentuada – 2017 teve o pior índice de cobertura dos últimos 16 anos. “A situação é gravíssima”, avaliou a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, em uma reunião realizada em junho com representantes de estados e municípios. A atual vitória contou com o protagonismo da Família do Rotary.

“Foi um sucesso a campanha”, comemora Marcelo Haick, um dos dois coordenadores no Brasil da iniciativa End Polio Now, do Rotary. “A princípio, houve um receio nosso porque mesmo algumas doenças, como a influenza ou a gripe H1N1, não estavam atingindo os números esperados. Mas, para nossa grande surpresa, a resposta dos clubes foi uma coisa nunca vista”, diz.

Pedro Durão, outro coordenador da iniciativa no país, corrobora o sentimento de Haick: “Foi muito gratificante ver o trabalho dos clubes e distritos de todo o Brasil. Estou no Rotary desde 1991, e nunca tinha visto um entusiasmo tão grande. Foi uma adesão em massa, um efeito bola de neve. Não houve um clube que, de uma maneira ou de outra, não participasse”.

Ambos avaliam que as ações dos clubes nos Dias Nacionais de Vacinação de 2018 impulsionaram significativamente a imagem pública da organização. Isso porque muitos clubes não se contentaram com as mídias sociais, recorrendo em peso a jornais, rádios e emissoras de televisão locais para conscientizar pais e responsáveis. Por outro lado, os próprios meios de comunicação, ao registrarem a mobilização dos brasileiros para levarem suas crianças aos postos
de vacinação, acabaram espontaneamente noticiando o trabalho de apoio da Família do Rotary.

Leia a matéria na íntegra na edição de novembro da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa).