É inquestionável o valor de apoiar os programas pró-juventude

mai 2, 2019

Prezados companheiros rotarianos,

As pessoas que mais me conhecem – os membros da minha família – sabem muito bem que a minha paixão pelo Rotary é ilimitada. Elas também sabem que não espero que se envolvam com a organização da mesma maneira que eu. A decisão é de cada um. Mas, devo admitir, não posso deixar de sorrir quando os vejo fazendo a escolha certa.

No final da Convenção de Toronto, no ano passado, minha neta de 12 anos se virou para mim e disse: “Estou inspirada a fazer algo. O que poderia ser?”. Naturalmente, fiz o que qualquer avô rotariano que se preze faria: perguntei se havia um Interact Club na escola dela. Quando descobriu que não havia, ela tentou criar um. Infelizmente, o diretor tinha outras ideias. Porém, não devemos ser impedidos de ajudar os programas pró-juventude do Rotary sempre que pudermos, porque seu valor é inquestionável.

Pegue os Prêmios Rotários de Liderança Juvenil como um exemplo. Eles transformam jovens em indivíduos mais confiantes e focados, com uma melhor compreensão do mundo ao seu redor – mudanças que tive o prazer de presenciar em meu neto de 16 anos depois de sua participação.

Minha família é apenas o começo. Aonde quer que eu vá, encontro pessoas de todas as idades cujas vidas foram mudadas pelos nossos programas para jovens. Elas me dizem como, há cinco, 15 ou 25 anos, o Intercâmbio de Jovens do Rotary ensinou-lhes uma nova língua ou apresentou-lhes uma nova cultura. Seus olhos se iluminam quando falam sobre como o Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações as ajudou a avançar em suas carreiras, ou sobre como a associação ao Rotaract despertou sua paixão por retribuir à comunidade.

Os programas do Rotary para jovens líderes são uma extensão dos nossos ideais de serviço, amizade e desenvolvimento de liderança que ultrapassam as portas dos nossos clubes e atingem centenas de milhares de jovens todos os anos. E quando servimos com e para a juventude, como patrocinadores, parceiros de projetos e mentores, isso traz o que há de melhor em nós e no Rotary.

Maio é o Mês dos Serviços à Juventude, e há muitas maneiras de o seu Rotary Club celebrar. Patrocine um Interact Club ou um Rotaract Club, e seu clube estará oferecendo aos jovens locais as ferramentas necessárias para agirem, tornarem-se líderes e obterem uma perspectiva global. Seja parceiro do seu Rotaract Club em algum projeto humanitário. Conheça os participantes dos programas do Rotary para jovens líderes e compartilhe suas histórias com a comunidade. Você encontrará mais ideias no folheto Menção do Rotary deste ano, localizado na seção Prêmios do Espaço do Associado em my.rotary.org/pt.

Este mês, Seja a Inspiração para os jovens líderes, orientando-os, engajando-os e trabalhando lado a lado em projetos significativos. É um investimento no futuro deles e no mundo em que viverão. É um trabalho que enriquecerá para sempre as vidas deles e também as nossas.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.