É difícil imaginar o Rotary sem a sua Fundação

mai 19, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

No verão de 1917, alguns meses após os EUA terem entrado na Primeira Guerra Mundial, o Rotary realizou sua oitava Convenção anual em Atlanta. Embora muitos rotarianos fossem da opinião de que a Convenção deveria ser cancelada por causa desse grande conflito, o Conselho Diretor concordou com Paul Harris que tudo deveria continuar como planejado. Em meio a tanto medo e incertezas, Harris escreveu algumas das palavras mais citadas no Rotary: “Esforços individuais, quando bem direcionados, podem realizar muito, mas o bem maior virá do esforço conjunto. Esforços individuais atendem necessidades individuais; esforços conjuntos servem à humanidade. O poder de esforços conjuntos é ilimitado”.

Foi justamente nessa convenção que o então presidente do Rotary, Arch Klumph, propôs a criação de um fundo de dotação “para fazer o bem no mundo”, dando origem à Fundação Rotária. Com isso, o poder de esforços conjuntos ganhou uma nova força: a de recursos conjuntos. Foi uma combinação que se revelou imbatível e tem estado por trás de muitos dos trabalhos do Rotary nos últimos 100 anos. Hoje, é difícil imaginar o Rotary sem a sua Fundação. Foi ela que proporcionou o avanço para que o Rotary deixasse de ser uma organização de clubes locais e se transformasse em uma potência internacional capaz de mudar o mundo.

Neste ano, estamos marcando o centenário da nossa Fundação Rotária na cidade onde tudo começou: Atlanta. Nossa 108ª Convenção promete ser uma das mais emocionantes, com palestras inspiradoras, muito entretenimento e uma grande variedade de painéis para ajudar você a levar avante os seus serviços pelo Rotary. E, é claro, na ocasião celebraremos o centenário da Fundação em grande estilo.

Quer você seja frequentador habitual das convenções, esteja afastado do evento já há alguns anos ou ainda não tenha participado de uma, a Convenção de 2017 será aquela que você não pode perder. Atlanta, por si só, já é um excelente destino, com ótima comida, pessoas acolhedoras e muitas atrações. Mas o principal motivo para ir é sempre a própria Convenção, as pessoas, ideias, inspiração e amizades que fará por lá.

Para saber mais e economizar na inscrição, visite a página www.riconvention.org/pt. Até Atlanta!

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de setembro de 2016)