Novo plano agora será realidade para todo o mundo rotário

Quando foi iniciado o processo de seleção dos cem distritos que participariam do piloto do Plano Visão de Futuro, a data de agregação dos distritos restantes a esse novo modelo de distribuição de recursos pela Fundação Rotária parecia muito distante. Por extensão, terminaria a fase exploratória de novas ideias e ajustes no processo proposto inicialmente.

Como no nosso Rotary tudo é devidamente testado por um período razoável de tempo, para que os clubes e distritos possam opinar e melhorar o processo, o Plano Visão de Futuro também passou por essa fase, e demonstrou sua importância principalmente na aplicabilidade do moderno conceito de sustentabilidade. Será a grande base para que a nossa imagem pública seja devidamente reconhecida por toda a sociedade mundial.

Em nossas palestras e apresentações nos seminários, conferências e treinamentos distritais, muito se ouve dos presentes, das dificuldades em conseguir parceiros internacionais para seus projetos, principalmente nos Subsídios Equivalentes. Com o Visão de Futuro, continuaremos necessitando do parceiro internacional, mas acreditamos que a dificuldade será muito menor.

Novo modelo
Olhemos, por exemplo, um distrito que, de acordo com verba disponível no Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC), consegue viabilizar de oito a dez projetos no ano rotário. No novo modelo, ele fará dois ou três projetos de Subsídio Global, o que acarretará em uma necessidade menor de parceiros internacionais e disponibilizará para suas comunidades projetos mais representativos e duradouros (sustentáveis), resultando em visibilidade e respeitabilidade muito maiores para o Rotary e, por extensão, aos clubes dos quais se originaram os projetos. Isto é uma grande inovação nas nossas ações rotárias.

Abaixo, mostramos um quadro demonstrativo do sucesso desse modelo junto aos cem distritos pilotos, durante o ano 2011-12. Em comparação com o ano anterior, houve uma evolução significativa.

""

Treinamento
Sob a coordenação da nossa diretora, Celia Giay, realizamos o treinamento da nossa equipe zonal, definindo a forma de trabalho para este ano rotário e ajustando o conhecimento de todos para que possam dar o suporte necessário a todos os distritos brasileiros. Nós e nossos coordenadores regionais assistentes estamos à disposição de todos os distritos para fazermos do Visão de Futuro um exemplo altamente positivo e fixarmos efetivamente nossa imagem perante a sociedade em que atuamos.

Conheça abaixo a relação dos coordenadores assistentes e os respectivos distritos sob os cuidados de cada um deles para os assuntos da Fundação Rotária:

""

Podemos afirmar categoricamente que nossa missão é:
a) Promover o crescimento da Fundação Rotária;
b) Orientar sobre a retenção dos recursos arrecadados para a Fundação Rotária;
c) Promover a conscientização em todos os clubes sobre a importância da Fundação Rotária;
d) Capacitar líderes e desenvolver lideranças visionárias para o bem da humanidade.

Por fim, um lembrete: a meta 2013-14 de arrecadação brasileira para a Fundação Rotária é de dez milhões de dólares.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.