Doze dicas do Rotary para 2021

fev 5, 2021

Depois de um ano aziago (recebi várias manifestações sobre a palavra na mensagem de Natal aos rotarianos enviada pelo WhatsApp), começamos 2021 como sempre: com ameaças e oportunidades. Logo no dia 6 de janeiro, uma manifestação em Washington por partidários do presidente Donald Trump ameaçou os limites da democracia americana, farol do Ocidente. Por outro lado, o da oportunidade, cresce a onda de imunização ao redor do mundo. O Brasil, retardatário, começou em janeiro a vacinação, um tema sobejamente dominado pelos rotarianos, experientes em campanhas contra a pólio.

Minha contribuição ao início deste ano: 12 dicas aos rotarianos do Brasil e da América do Sul para 2021. Desculpem-me antecipadamente os clichês, mas não há muito o que inventar para ser feliz.

1 – Proteja-se. Use máscara, evite aglomerações desnecessárias, lave as mãos. Perdemos muitos líderes rotários em 2020. Os rotarianos são nosso maior patrimônio e sua saúde é nossa primeira prioridade.

2 – Conecte-se. não abandone seu clube, participe das reuniões virtuais. Relações entre rotarianos são duradouras, uma pandemia não vai seccionar nossos laços. Entenda que o Rotary não se limita ao seu clube, mas a 36 mil deles em todo o planeta.

3 – Inspire. Rotarianos são modelos de comportamento, testados nos caminhos da vida, gente de resiliência. Nossas atitudes são observadas, somos um antídoto contra a onda de pessimismo que grassa no mundo.

4 – Desafie. Rotarianos são timoneiros que dirigem a embarcação em águas revoltas e alcançam o porto. Como disse Nietzsche, desafios não nos matam: eles nos fortalecem. Aproveitem a oportunidade para descobrir seus novos talentos.

5 – Abra oportunidades. Somos gente que pensa fora da caixa, que cria e inventa soluções para problemas e não fica chorando sobre eles. Diante da adversidade, crie novas formas de captação de fundos, de associados, de conexão (agora virtual).

6 – Viaje pelo mundo. Nunca tivemos tantas opções de reuniões virtuais e de desenvolvimento de relações para quando o planeta voltar ao presencial. Disponibilize-se para participar de reuniões ao redor do globo: essas amizades valerão muito no fim de 2021.

7 – Aprenda novas culturas, rotárias ou gerais. Eu, por exemplo, estou aprendendo italiano, língua de minha avó. Use seu tempo para ler mais, conhecer mais, aprender mais. Tanto de cultura quanto do Rotary, que tem uma história rica de personagens inspiradores e feitos positivos para a humanidade.

8 – Sirva. Nosso lema mais sintético, poderoso e influenciador é Service Above Self. Tudo o mais no Rotary deriva dele, pois o altruísmo é a raiz de nossa organização. Não recuse chances de servir, de deixar um legado para outrem, de sair de sua pequenez individual. Não pense somente no que está deixando para os outros, mas “nos” outros.

9 – Discipline-se. Sem o controle do espaço físico por outrem, seu trabalho agora é autodisciplina. Fixe metas pessoais, profissionais, rotárias, educacionais e trabalhe com persistência. “A prática faz a perfeição”. Um pouco de qualquer atividade, diariamente, produz resultados de campeões.

10 – Reinvente-se. Que outra oportunidade teremos de testar novos caminhos, de sair do trilho já percorrido, de refletir (tempo bastante há) sobre nossa trajetória e questionar dogmas calcificados? O compasso de mudança foi exponencializado pela pandemia. Você vai surfar na onda ou ser afogado por ela?

11 – Valorize o que é seu. Uma lição clara da pandemia é que corremos muito o tempo todo por coisas que nem sempre merecem nosso esforço. Família, amigos, um dote culinário, um talento esquecido ou o programa de exercícios há muito abandonado subitamente adquirem relevância primordial. E, por último, o mais importante:

12 – Vacine-se. Lição da pandemia: ainda que a ciência abrigue controvérsias, ela é o único caminho lógico para a sobrevivência humana. O Rotary conhece o poder das vacinas, afinal salvamos 16 milhões de crianças da morte ou da deficiência desde 1985 por meio da imunização contra a poliomielite.

Uma das famosas e infames leis de Murphy é “não há nada ruim que não possa piorar”. Se 2020 foi um ano ruim, 2021 está em nossas mãos para melhorar. Modestamente, essas 12 dicas são minha contribuição para um ano mais iluminado, solidário e produtivo.

* O autor é Mário César de Camargo, diretor 2019-21 do Rotary International.

mario.cesar@graficabandeirantes.com.br