Dois lados da mesma moeda

ago 8, 2022

Durante minhas viagens, o Rotary frequentemente é mencionado em conversas. A maioria das pessoas nos associa a projetos locais e à arrecadação de fundos – o que é ótimo –, mas poucos sabem da força global do Rotary. É mais fácil entender esse aspecto por meio de um exemplo, como a forma pela qual o Rotary respondeu aos devastadores incêndios florestais na Austrália no final de 2019 e início de 2020.

Resultantes de seca extrema, aquecimento global e condições climáticas adversas, eles causaram danos catastróficos. A necessidade de ajuda era óbvia e substancial.

Acostumados com incêndios florestais, os rotarianos canadenses sabiam que a melhor maneira de prestar apoio era por meio da Fundação Rotária. Logo eles foram seguidos por Rotary Clubs e distritos de outros países, o que resultou em três Subsídios Globais, totalizando US$ 280 mil, para apoiar a recuperação econômica dos agricultores afetados pelos incêndios.

Um deles escreveu uma carta de agradecimento em nome das comunidades remotas a que demos assistência, dizendo: “Mal pudemos acreditar que Rotary Clubs de outros países se dispuseram a ajudar a nossa pequena região agrícola”, acrescentando que “ficaram muito gratos e honrados por serem considerados dignos de tal ajuda”.

Amigos, esse é o tipo de impacto que a sua Fundação causa diariamente em todo o mundo e, por isso, ela merece o apoio de todos os associados ao Rotary.

Os projetos mais significativos realizados em nome do Rotary são aqueles que acontecem por meio da Fundação Rotária. A lista vai longe. Pensem no impacto do nosso trabalho pela erradicação da pólio, dos nossos programas educacionais em prol da paz e dos nossos Subsídios de Grande Escala. Todos esses esforços para tornar o mundo um lugar melhor emanam da nossa Fundação.

A Fundação também impacta a experiência que temos nos clubes, no quadro associativo, parcerias e muito mais. Quanto mais visibilidade e impacto alcançamos por meio de projetos da Fundação, maior o nível de interesse das pessoas em fazer parte do nosso trabalho, como parceiros ou associados. Todos saem ganhando.

Para mim, o Rotary e a Fundação são inseparáveis – eles não podem existir sozinhos. São dois lados da mesma moeda. Eu amo as amizades, o companheirismo e os projetos que a associação ao Rotary Club de Sandringham, na Austrália, me proporciona. Mas também me entusiasmo em fazer parte de um movimento global que está transformando a vida de inúmeras pessoas por meio da Fundação Rotária.

Lembrem-se do outro lado da moeda do Rotary e apoiem a sua Fundação. Ao fazerem isso, vocês também estarão apoiando companheiros que dão vida a projetos de que o nosso mundo realmente precisa.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.