Documentário do Rotary sobre o combate à Aids recebe prêmio

mar 17, 2015

IMG_3503_0

Um documentário produzido pelo departamento de mídia do Rotary recebeu dois prêmios Telly 2015. O filme premiado destaca o trabalho da rotariana Marion Bunch contra a propagação do HIV/Aids nas comunidades africanas carentes.

Estes prêmios são concedidos anualmente às melhores produções de vídeo. O documentário do Rotary, chamado “Dias Rotários de Saúde da Família“, recebeu um Telly de Prata, a mais alta honraria na categoria de vídeo-documentário online, e um de Bronze na categoria de entretenimento. O vídeo foi exibido pela South African Broadcasting Corporation em toda a África.

O filme documenta o impacto do HIV/Aids nas famílias e comunidades africanas. Ele mostra a jornada de duas mulheres: Me Maria, sul-africana que está criando dois netos cujos pais morreram da doença, e a americana Marion, que se tornou defensora global para a prevenção da aids e inspiração para os Dias Rotários de Saúde da Família após perder seu filho para a doença.

“Por causa desta tragédia o rumo de minha vida mudou drasticamente. De mulher de negócios passei a ser guerreira contra a Aids e defensora dos direitos humanos”, disse Marion aos funcionários da equipe sênior da Casa Branca em outubro, quando foi homenageada como uma das 10 mulheres Rotary em Ação de 2014. Associada do Rotary Club de Dunwoody, Marion é fundadora e CEO do Grupo Rotarianos em Ação pela Saúde da Família e Prevenção da AIDS, um grupo que trabalha com clubes e distritos em projetos relacionados à saúde.

O projeto Dias Rotários de Saúde da Família, agora em seu quinto ano, está ajudando a aumentar o fornecimento gratuito de atendimento médico básico, incluindo testes de HIV/Aids e outros serviços de prevenção para comunidades carentes de Gana, Nigéria, África do Sul e Uganda. Tudo começou em 2010, quando o ugandense Stephen Mwanje, então governador do Distrito 9211, perguntou a Marion se o grupo poderia organizar um evento global de saúde.

“As famílias de pessoas infectadas pelo HIV/Aids, especialmente as mais velhas que precisam cuidar de filhos à beira da morte e criar seus netos, e os órfãos da Aids carregam um fardo incalculável”, diz Marion. “Esta é a história de pessoas que se reúnem para ajudar a combater este assassino global e outras doenças evitáveis.”

O documentário foi um projeto dos funcionários da área de relações públicas e mídia da Sede Mundial do Rotary em Evanston, Illinois. Além do produtor Andrew Chudzinski, o vídeo contou com a colaboração da produtora Vivian Fiore, do escritor/editor Todd Murphy, e do produtor executivo Stephen Guenther.

Em 2012, o Rotary ganhou o Telly de Prata com o documentário “Fazendo o bem: Desenvolvendo a economia local”.

* Rotary News (Adam Ross)

Assista o documentário

Tags: Rotary, Rotary International, 2015, documentário, Aids, HIV, África, prêmio Telly

ARTIGOS