Colunistas
Do desafio à oportunidade
Para realmente mudarmos o mundo com A Magia do Rotary, precisamos incentivar o senso de pertencimento em nossos clubes. Para que isso se concretize, cada clube deve seguir seu próprio caminho, e o Plano de Ação pode ajudar. Mas o que isso significa?
Vou dar como exemplo o Rotary Club de Beveren-Waas, na Bélgica. Fundado em 1974, com o tempo ele evoluiu usando um plano estratégico e um plano para desenvolvimento do quadro associativo. O clube se concentra em recrutar as pessoas tendo por base suas profissões, e todos os novos associados são logo escalados para desempenhar tarefas e funções.
Ele alterna seu horário de reunião entre o período da tarde e da noite, cuidando para que os encontros sejam sempre acessíveis a todos os associados.
Às vezes, as circunstâncias forçam um clube a fazer mudanças. Mas isso não é um problema. Como pessoas em ação, sabemos que por trás de todo obstáculo existem oportunidades.
O Rotary Club de Holyoke, nos Estados Unidos, foi obrigado a deixar seu local de encontro por conta do aumento dos custos após a pandemia de Covid-19. Mas isso não foi um impedimento para seus associados, que transformaram esse revés em algo positivo. Eles passaram a se reunir gratuitamente na sala de uma biblioteca comunitária e a almoçar numa lanchonete ao custo de US$ 10 por pessoa. Como o almoço é opcional, ninguém precisa gastar dinheiro para participar das reuniões. Essa é uma bela maneira de ser “justo para todos os interessados”.
Desde que fez essa mudança, o clube de Holyoke ganhou 13 associados. A meu ver, parte do crescimento de seu quadro associativo se deve ao senso de inclusão por ele disseminado – e esse é o primeiro passo em direção ao senso de pertencimento.
Se você perguntar às pessoas o que elas esperam de sua associação, poderá descobrir que o clube não atende às expectativas delas. Pense nisso como uma oportunidade de remodelar seu clube de formas estimulantes, pois os modelos alternativos de clube estão causando impacto positivo.
Por exemplo: nos últimos oito anos, o Beers Rotarians Enjoy Worldwide (Brew), Grupo de Companheirismo do Rotary voltado a apreciadores de cerveja, trabalhou no desenvolvimento de projetos hídricos em estreita colaboração com o Grupo Rotary em Ação pela Água, Saneamento e Higiene. Nesse período, o Brew destinou 25% de suas taxas a iniciativas nessa área.
O Brew é um dos muitos canais que dão aos associados esse senso de pertencimento para transformar o mundo.
Não canso de ressaltar a importância do senso de pertencimento. Nossos clubes se tornam simplesmente irresistíveis quando todos os seus integrantes sentem que estão exatamente onde precisam estar. Para mim, o pertencimento é a faísca que acende A Magia do Rotary.
Ao receber feedback dos associados do seu clube e da comunidade, peço a você que busque essa faísca. O Plano de Ação pode ajudá-lo a encontrar o caminho para o sucesso. E ao iluminar seu caminho com a chama do pertencimento, um futuro brilhante aguardará o seu clube, a sua comunidade e o mundo todo.
Saiba mais sobre o Plano de Ação do Rotary em rotary.org/actionplan
* A autora é Stephanie A. Urchick, presidente 2024-25 do Rotary International.
** Foto: Lucy Hewett.