“Você deve ser único e diferente, e brilhar à sua maneira.” – Lady Gaga

Um dos cinco valores fundamentais do Rotary envolve a diversidade de cultura, língua, tradição, credo, raça e gênero, o que não somente privilegia aquilo que nos diferencia como pessoas, mas também dá força à organização da qual fazemos parte.

Em 2014 celebramos 25 anos da maior mudança histórica já ocorrida no Rotary com relação à diversidade. Foi em 1989, quando o Conselho de Legislação realizado em Singapura aprovou a admissão de uma mulher como associada a um Rotary Club. Essa foi uma decisão revolucionária, porque, depois de 84 anos de existência, o Rotary abria um espaço que até então era reservado somente aos homens.

Se a incorporação da mulher inicialmente foi lenta, logo tomou força até alcançar o número de 222.410 rotarianas em 1º de junho de 2013, o que representa 18,40% do total de associados. É bastante provável que, se essa tendência continuar, tal porcentagem aumente para 20% ainda este ano, e que a associada número 250.000 seja admitida em um futuro próximo.

Pessoalmente, penso que a mulher chegou ao Rotary para colaborar, analisar a realidade a partir de uma perspectiva diferente, complementar e contribuir com as trocas necessárias à sociedade. A constante capacitação, a compreensão e um alto grau de sensibilidade são elementos que a mulher incorporou à organização, e sua rápida ascensão a posições de liderança é prova dessa realidade.

As primeiras oito governadoras distritais surgiram em 1995-96 e até hoje aproximadamente mil já ocuparam esta posição. Destas, três serviram como curadoras da Fundação Rotária e sete foram eleitas diretoras do Rotary International, chegando à vice-presidência, tesouraria e ao comitê executivo, importantes cargos dentro do Conselho Diretor.

De certa forma, todos somos diferentes; são essas pequenas diferenças que nos tornam especiais e nos permitem formar organizações com tais características. Aceitar a diversidade significa querer e honrar o que nos faz distintos e, a partir dessa diversidade, construir a igualdade.

Portanto, celebremos o fato de que o Rotary é uma organização onde a diversidade está presente. Vamos contribuir para que homens e mulheres continuem trabalhando juntos com o propósito de transformar vidas em todos os cantos da Terra.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 do Rotary International.